Aparecida do Taboado (MS) – A Comunidade Terapêutica ‘Desafio Jovem Operação Resgate’ está presente no município desde 2008 atendendo homens dependentes químicos de forma gratuita e com o objetivo de expandir o trabalho realizado para a população, passou a atender mulheres desde novembro do ano passado.
O local destinado para as mulheres, que atualmente acolhe três, tem espaço para 54 no total. Na comunidade, as internas possuem quarto com ar-condicionado e banheiro privativo, realizam todas as refeições e atividades para o cuidado com o espaço. “Antes de entrar aqui, a pessoa interessada recebe as normas da comunidade e fica ciente que não é permitido uma série de coisas, como o uso do celular ou fumar, por exemplo”, explicou Pastor Aguiar que é responsável pelo projeto.
Tanto a comunidade masculina quanto a feminina possui o mesmo método de tratamento que dura aproximadamente nove meses e é divido em três etapas. Durante esse período, os internos contam com psicólogos, monitores, cozinheiros, além da secretaria administrativa.
O custo do tratamento dos internos é pago com repasse do governo federal e doações realizadas pela comunidade. O Sindicato Rural também é parceiro do projeto e oferece gratuitamente cursos mensais do SENAR com certificados.
“Nós não cobramos um valor fixo das pessoas que passam por tratamento na comunidade, cada família ajuda com o que pode e o restante nós conseguimos através de doações”, disse Aguiar.
Ao Costa Leste News, Aguiar explicou que seu maior objetivo em divulgar o projeto que realiza e mostrar para a comunidade que existe sim tratamento para dependentes químicos, de forma gratuita, na região.
A unidade feminina mantida pela comunidade terapêutica está localizada nas proximidades do loteamento Anduraluá. Já a unidade que atende pessoas do sexo masculino, se localiza no antigo Porto Itamarati e atualmente atende 28 acolhidos.
Para conhecer mais sobre os serviços prestados na comunidade ou realizar doações, ligue no número (67) 98137-8482.