O concurso público da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deve ter 400 vagas, sendo 300 para investigador e 100 para inscrição. A informação foi repassada pelo delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Lupérsio Degerone Lúcio, em entrevista à uma rádio.
Segundo o delegado, o pedido formal já foi protocolado, mas ainda não há data para abertura das inscrições ou divulgação do edital.
Uma das novidades esperadas para o certame é a possibilidade de inscrição de pessoas com cursos tecnológos, que foi reconhecido pelo Ministério da Educação como ensino superior. No entanto, a Assembleia Legislativa ainda precisa aprovar o projeto de lei que prevê esta possibilidade.
“A escolaridade será nível superior, bacharelado e licenciatura, mas por uma questão de redação da nossa Lei Orgânica, ela não vinha prevendo o cargo de tecnólogo e o MEC já o reconheceu como nível superior e nós queremos proporcionar a oportunidade para todos. Uma vez já reconhecido pelo MEC, eu pedi para que fosse feita uma adequação na nossa legislação e queremos que dê tempo o suficiente para proporcionamos ao pessoal que tenha tecnológo a oportunidade de ingressar na Polícia Civil”, disse o delegado-geral
A realização do concurso público foi divulgada por Lupérsio Degerone no início de junho, mas na ocasião ainda não havia o quantitativo de vagas.
Conforme noticiou o Correio do Estado, há uma demanda de reposição do efetivo, que deve ser feita por meio do concurso.
O delegado-geral não deu detalhes, mas disse que as tratativas junto a Secretaria Estadual de Segurança Pública e ao Governo do Estado “estão avançadas”.
Além da reposição de pessoal, Lupérsio Degerone também citou a necessidade de novas contratações devido ao investimento em infraestrutura, como implantação de novas salas lilás, além da possibilidade de criação de uma delegacia de repressão a crimes cibernéticos, que está em estudo e demandam mão de obra qualificada.
Sala Lilás é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexua
Os salários e demais especificações de cada cargo será digulgados em edital.