Com uma avaliação mais positiva sobre o futuro e sobre a situação atual, a confiança da indústria de transformação começa a se recuperar. A prévia do indicador da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta terça-feira (24), mostra que o primeiro mês do ano registrou alta de 3,1 pontos frente a dezembro.
O resultado ainda não é o número final do Índice de Confiança da Indústria (ICI), é apenas uma prévia. Para esse levantamento, a FGV consultou 785 empresas entre 2 e 19 de janeiro. O número final da pesquisa será divulgado em 31 de janeiro.
A alta de 3,1 pontos na passagem de dezembro para janeiro elevou o indicador para 87,7 pontos, resultado que coloca a confiança do industrial no mesmo nível de setembro do ano passado.
Esse indicador preliminar é formado pela ponderação entre outros dois indicadores. O de expectativas avançou 3,4 pontos, para 89,7 pontos; o de situação atual aumentou 2,9 pontos, para 86,1. O indicador da FGV é semelhante a um termômetro e quanto maior essa pontuação, mais forte é a confiança do empresário.
Mais produtividade na indústria
A pesquisa ainda revelou que aumentou o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria, que é quanto da infraestrutura produtiva está em uso. Após atingir o mínimo histórico em dezembro (72,9% do total em uso), esse indicador cresceu 0,9 ponto percentual na prévia de janeiro, para 73,8%.
Mais Recente de Blog
Nesta quinta-feira o sol predomina, mas pode ocorrer aumento de nebulosidade, trazendo possibilidade de pancadas de
Diante da onda de fake news em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal revogou
Aparecida do Taboado (MS) – O próximo domingo (19) será mais um dia especial para os
CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, realizou a soltura de
Já foi divulgada a programação do Cinema Santa Fé do Sul entre os dias 17 e