O secretário de Educação de Santa Fé do Sul, Carlos Rogério Garcia, usou as redes sociais nesta sexta-feira (13) para emitir comunicado oficial sobre o funcionamento das unidades escolares municipais a partir da próxima segunda-feira (16). A medida atende recomendação do Governo do Estado depois da Organização Mundial de Saúde declarar, na última quarta-feira (11), uma pandemia do novo Coronavírus.
Segundo o secretário, a partir de segunda-feira (16) as escolas municipais da Estância Turística farão atendimento gradual aos alunos. Ele recomendou que os pais que possam permanecer com os filhos em casa o façam sem prejuízo de faltas ou conteúdo.
Ainda de acordo com Garcia, a partir do dia 23 de março todas as escolas municipais fecharão as portas. Segundo ele, a medida visa o combate ao Coronavírus – Covid 19, seguindo orientação e determinação do Governo do Estado de São Paulo a todas as instituições de ensino, inclusive particulares, “reforçamos que tal ato vem de acordo com as medidas tomadas para evitar uma maior proliferação da doença”, explica o secretário.
Para finalizar, Garcia pediu a compreensão da população e informou que mais informações ocorrerão através de atos oficiais a partir do dia 16, “contamos com a compreensão de todos e enfatizamos que estaremos a partir de segunda-feira, através de atos oficiais e também de orientações às famílias, preparando esse período para que os alunos possam continuar com conteúdo mesmo estando em suas residências. Maiores informações serão prestadas a partir de segunda-feira. Um bom fim de semana!”, disse o secretário.
Confira – na íntegra – a mensagem divulgada pelo secretário no WhatApp:
“Comunidade de Santa Fé do Sul, aqui quem fala é o secretário de Educação, Carlos Rogério Garcia, venho através deste prestar informações sobre a rotina das unidades de ensino municipais da nossa cidade. Informo a todos os responsáveis que na semana compreendida entre os dias 16 e 20 de março estaremos funcionando nossas unidades escolares gradualmente. Isso significa que os pais que possam permanecer com os filhos em suas residências o façam, não havendo nenhum prejuízo de faltas ou conteúdo programático. Enfatizamos que a partir do dia 23 de marçço todas as escolas municipais estarão fechadas. Tal medida visa o combate ao Coronavírus – Covid 19, orientação e determinação do Governo do Estado de São Paulo a todas as instituições de ensino, inclusive particulares. Reforçamos que tal ato vem de acordo com as medidas tomadas para evitar uma maior proliferação da doença. Contamos com a compreensão de todos e enfatizamos que estaremos a partir de segunda-feira, através de atos oficiais e também de orientações às famílias, preparando esse período para que os alunos possam continuar com conteúdo mesmo estando em suas residências. Maiores informações serão prestadas a partir de segunda-feira. Um bom fim de semana!”
Governo do Estado
O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (13) que vai suspender gradualmente as aulas nas escolas estaduais e municipais de São Paulo a partir de segunda-feira (16). A suspensão total ocorre a partir do dia 23. Já para as universidades, a orientação é suspender na próxima semana.
De acordo com o secretário e com o governador João Doria, na próxima semana, as escolas estarão abertas para orientações de prevenção. Para eles, as famílias precisam de tempo para se organizar.
“Estamos programando atividades à distância com patrocínio de dados: os alunos entrarão em determinado momento para que os alunos acessem o aplicativo gratuitamente mesmo que ele não tenha internet própria”, completou.
Doria afirmou que recomendou o mesmo em relação ao ensino privado e afirmou que já comunicou o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo.
O Sindicato afirmou ao G1 que vai seguir a recomendação e avisar as escolas particulares para fecharem gradualmente a partir de segunda-feira 16, até fecharem completamente no dia 23.
No estado, cerca de 2,3 milhões de alunos estão matriculados em escolas particulares e mais de 600 mil professores. A cidade de São Paulo tem 4,5 mil escolas particulares e o estado de São Paulo tem 10 mil escolas.
Oficialmente, o estado tem 56 casos de coronavírus confirmados até esta sexta-feira (13).
Universidades
Doria afirmou que a orientação é que as universidades públicas já suspendam as aulas. “A decisão é orientar universidades públicas e privadas de suspender as aulas exceto os cursos de biológicas. Eu tenho certeza que pelo bom senso a direção da PUC, por exemplo, adotará essa medida”, disse Doria.
O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) informou, em nota assinada por Marcelo Knobel – presidente do Cruesp, que as “três universidades públicas do Estado de São Paulo continuarão a fazer todos os esforços para reduzir a taxa de aumento da doença no Estado de São Paulo”.
Ainda de acordo com o documento, “aulas presenciais continuarão suspensas na Unicamp e serão suspensas na USP e Unesp a partir de 17 de março. A situação será avaliada continuamente e a data de retorno das aulas presenciais será anunciada oportunamente.”
A nota informou ainda que “além da participação fundamental no sistema de saúde do Estado de São Paulo, com assistência à população por meio do SUS, as Universidades estão estimulando seus programas de pesquisa para acompanhar a evolução da epidemia e buscar melhorias no diagnóstico e tratamento.”
O Centro Paula Souza informou nesta sexta-feira que as aulas presenciais serão suspensas a partir de segunda-feira. A mesma medida será adotada nas Etecs a partir do dia 23 deste mês. Ao longo da próxima semana, as unidades serão orientadas sobre as atividades.