/

Corpo de Bombeiro entra na guerra contra o mosquito da dengue

2 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – O 15º Subgrupamento de Bombeiros Militar realizou na manhã de sexta-feira, dia 26, uma ação de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes Aeqypti, no quartel e nas intermediações. A mobilização foi realizada por todos os quartéis do Estado, com o intuito de combater o mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya.
    Segundo o 3º Sargento, Daniel Guimarães da Silva, foi realizada uma vistoria em todo o quartel, eliminando possíveis locais de focos do mosquito. “Além da área externa e interna do quartel, também foi realizada a limpeza do terreno que fica na frente do quartel do Corpo de Bombeiros”, informou. Na luta contra o mosquito vetor, os bombeiros farão o “Dia da Faxina” uma vez por mês.
    O 3º Sargento explicou que a iniciativa visa servir de exemplo para todos. “Nós sempre mantivemos o quartel limpo e, agora com o risco de epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, é importante reforçar a limpeza”, falou.
    A ação foi vistoriada pelo 2º Tenente Ricardo de Araújo Salles, e contou com a participação de sete bombeiros. “Com certeza, nossa ação mostra que devemos fazer nossa parte nessa guerra contra o mosquito”, destacou Salles.

Estado
    No final de janeiro, o governo lançou o Plano Estadual de Combate à Dengue, uma lei que dispõe sobre as ações de combate, controle, prevenção e redução de doenças causadas pelo vetor Aedes Aegypti, instituindo estado de alerta de saúde pública. Cada órgão ou entidade do governo vai ter um servidor colaborador para realizar ações de prevenção à dengue.
    Em cada unidade do Corpo de Bombeiros Militar ficará um representante, que irá vistoriar as instalações, com base num check list passado pela Secretaria de Saúde do Município. Em Aparecida do Taboado, o servidor colaborador é o Soldado Wesley Coelho Paulino. Essas ações serão repassadas ao comando, que, por sua vez, estará repassando ao centro de controle criado pela Secretaria de Saúde do Estado (SES), denominado “Sala de Situação”.
    A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios à criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Fotos edição:

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog