No período de 18 a 20 de outubro de 2023, será realizado o VIII SIMFLOR – Simpósio Florestal Sul-Mato-Grossense. O evento será realizado no Centro de Eventos do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, no horário das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00 horas.
A programação do VIII SIMFLOR está bastante diversificada e contempla um total de 16 palestras, que serão ministradas por palestrantes que atuam em instituições e empresas de grande relevância no setor florestal brasileiro e mundial.
Na manhã do dia 18 de outubro, além da abertura oficial do evento, com a presença de diversas autoridades (SEMADESC, FUNDECT, CREA-MS, REFLORE-MS, Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, UEMS, UFMS), acorrerá duas palestras que irão abordar sobre as oportunidades do setor Florestal de Mato Grosso do Sul e a demanda por profissionais qualificados para atuar no setor.
A partir da tarde do dia 18 até a manhã do dia 20 de outubro, a programação do evento contará com três palestras em cada turno, sendo cada um destinado a palestras de uma das empresas: Suzano, MS Florestal, Eldorado Brasil e Arauco. Temas como gestão de operações florestais, melhoramento genético do eucalipto, implantação de florestas de alta produtividade, tecnologias do setor florestal, gestão socioambiental e proteção florestal serão abordados durante o evento.
A tarde de encerramento contará com duas palestras de egressos do curso de Engenharia Florestal da UFMS. Um deles atua como coordenador de viveiro florestal na empresa Paracel, no Paraguai, e abordará sobre a produção de mudas de eucalipto. O outro trabalha como representante comercial de iscas formicidas (Mirex-S) e irá abordar sobre o controle de formigas cortadeiras. O encerramento será feito com uma roda de conversa com Engenheiros Florestais formados na UFMS, que irão compartilhar suas experiências e desafios do mercado de trabalho.
A programação completa do VIII SIMFLOR encontra-se disponível no site https://simflor.ufms.br/programacao/.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 para estudantes e de R$100,00 para os demais participantes.
O setor de florestas plantadas demanda por mão de obra qualificada
Nos últimos anos, a região Centro-Oeste tem se destacado no setor florestal brasileiro devido, principalmente, ao desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Estado do Mato Grosso do Sul. Com cerca de 1,3 milhões de hectares de florestas plantadas, o Estado conta com a 2º maior área de florestas plantadas do país, impulsionada principalmente pela presença de empresas globais do setor de papel e celulose, instaladas nas regiões de Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Água Clara (municípios brasileiros líderes em área de florestas plantadas).
Com a expansão das fábricas de celulose já existentes e a chegada de novas empresas (como a chegada da Arauco em Inocência), tem ocorrido a necessidade de expansão da área plantada e o avanço das áreas ocupadas por florestas tem sido frequente em outras regiões do Estado nos últimos anos.
Apesar dos números atuais já serem expressivos, segundo relatos do Governo do Estado e empresas do setor, a previsão é de que a área plantada possa dobrar de tamanho nos próximos anos.
A falta de mão de obra qualificada tem sido frequentemente relatada como uma das dificuldades encontradas pelas empresas que atuam no setor. E nesse sentido, o mercado de trabalho para os Engenheiros Florestais encontra-se bastante aquecido nos últimos anos. No Brasil são ofertados apenas 73 cursos de Engenharia Florestal, sendo somente dois no Estado de Mato Grosso do Sul, incluindo o curso da UFMS, aqui em Chapadão do Sul.
Atualmente, o curso de Engenharia Florestal da UFMS se destaca entre os melhores do país, com Conceito Enade quatro (3,48 de conceito contínuo), posicionando-o como o 12º melhor curso do Brasil e o primeiro da região Centro-Oeste. Seu CPC é cinco (4,25 de conceito contínuo), colocando a UFMS como a segunda melhor instituição de Engenharia Florestal do Brasil e a primeira do Centro-Oeste. No Guia da Faculdade Estadão 2022, o curso recebeu 4 estrelas e foi o mais bem avaliado do Centro-Oeste.
Nesse contexto, o curso de Engenharia Florestal da UFMS está organizando o VIII SIMFLOR. O evento tem como objetivo promover em Chapadão do Sul/MS um espaço de discussão e de atualização técnica-científica na área florestal, além de reunir pesquisadores, professores, profissionais, produtores rurais e estudantes interessados em debater questões relacionadas ao setor.
Histórico do SIMFLOR
O Simpósio Florestal Sul-Mato-Grossense – SIMFLOR, é um evento técnico-científico que teve sua primeira edição realizada no ano de 2013. Foi idealizado e promovido pelo curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Aquidauana/MS.
Até a quinta edição do evento, no ano de 2018, o SIMFLOR foi promovido apenas pela UEMS em Aquidauana/MS. Após participações de docentes e discentes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Chapadão do Sul, nas suas edições anteriores e, o contato constante entre os docentes das duas únicas instituições de ensino superior que oferecem este curso no Estado, surgiu a ideia da realização deste evento, alternadamente, pelas duas Instituições.
Assim, a sexta edição do SIMFLOR foi realizada pela UFMS, câmpus de Chapadão do Sul, em 2019, na sede do Sindicato Rural em Chapadão do Sul/MS. A sétima edição ocorreu no período 20 a 23 de setembro de 2022, em Aquidauana/MS, organizada pela UEMS. A oitava edição será realizada novamente em Chapadão do Sul/MS, pelo curso de Engenharia Florestal da UFMS, no período de 18 a 20 de outubro de 2023.
Em ambas as instituições, a organização do evento conta com a colaboração de professores e estudantes do Curso de Engenharia Florestal.
Para mais informações sobre o SIMFLOR acesse o site https://simflor.ufms.br/
Vestibular UFMS com inscrições abertas
O vestibular para cursar Engenharia Florestal está com inscrições abertas até o dia 16 de novembro de 2023. As provas serão realizadas de forma online (com possibilidade de realizar de forma presencial) no dia 03 de dezembro de 2023. Para mais informações sobre o Edital, acesse https://ingresso.ufms.br/vestibular/
Para mais informações sobre o curso de Engenharia Florestal da UFMS, acesse: https://cpcs.ufms.br/cursos-de-graduacao/engenharia-florestal/