Realizado de 13 a 18 de maio, o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés de Máquinas – Nível 1 (CFAQ-II C/M N1) foi viabilizado através da parceria formalizada entre a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Prefeitura Municipal de Selvíria, empresa Tilabras e a Marinha do Brasil, por meio da Divisão de Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários e capacitou 30 participantes.
Conforme o 2º Sargento da Marinha do Brasil, Marcelo Nogueira e o também 2º Sargento da Marinha do Brasil, Girlan Gonçalves da Silva, o curso tem como objetivo o preparo de pessoal para trabalho a bordo de embarcações, especificamente voltado para formação e qualificação de marítimos, fluviários, pescadores, mergulhadores e destina-se ao ingresso na Marinha Mercante, no Grupo de Marítimos, nas categorias de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM), para atuar no nível de equivalência 1, com funções a serem desempenhadas em embarcações com arqueação bruta menor que 300 e potência de máquina propulsora menor que 250 KW, empregadas na navegação interior. Após um ano de efetivo embarque e uma vez aprovado no Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) o profissional poderá ascender ao nível de equivalência 2.
“A missão da Marinha do Brasil é prover a segurança da navegação. E entre as nossas atribuições está a formação de aquaviários qualificados com objetivo de diminuir as chances de acidentes. A melhor preparação daqueles que utilizam embarcações para transporte de passageiros ou para atividades comerciais promove e salvaguarda da vida humana e previne a poluição hídrica”, comentou o 2º Sargento Marcelo Nogueira.
A secretária municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Izabel Cristina Marcelo Camilo destacou a excelente relação entre a Administração Municipal de Selvíria, em especial na gestão do prefeito José Fernando Barbosa dos Santos, e a Marinha do Brasil. “É um fator muito importante para o nosso município, pois várias pessoas puderam, através do curso ofertado, preparar-se para o mercado de trabalho, pois a oferta de emprego para profissionais desta área já está sendo significativa, principalmente com a implantação de empresas em nosso município e região no ramo de psicultura, por exemplo. É uma ocasião de agradecimento, sem dúvidas, devido a esta grande parceria com a Marinha do Brasil e nosso município, que muito beneficiou a nossa população”, destacou a secretária Izabel.
O prefeito José Fernando, acompanhou boa parte das aulas, ocasiões as quais, agredeceu e parabanenizou alunos e oficiais pela realização. Na última sexta-feita (17), o prefeito recebeu um mimo da equipe ministrante do curso, onde se mostrou contente e aproveitou para firmar o estreitamento de laços com os representantes da Marinha do Brasil, os convidando para um retorno assim que possível.