/

Decreto Municipal flexibiliza medidas restritivas de combate ao coronavírus

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Publicado na manhã desta sexta-feira (09) no Diário Oficial, o Decreto Municipal (n° 66/2021) divulgou novas medidas de combate a contaminação do Covid-19.

A partir desta sexta-feira, o horário do toque de recolher foi alterado e os aparecidenses não poderão circular nas ruas de segunda a sexta-feira das 21h às 5h (MS) e aos fins de semana e feriados, das 20h às 5h (MS).

Mercados, supermercados, indústrias e estabelecimentos considerados essenciais, poderão atender o público presencialmente desde que limite o acesso à 50% de sua capacidade.

Já os estabelecimentos que forneçam assentos para a espera das pessoas na fila, deverão afastar os assentos na distância mínima de 1 metro. No documento, o funcionamento de casas noturnas e demais estabelecimentos dedicados à realização de festas e eventos continua suspenso.

Os clubes de serviços, quadras poliesportivas e campos de futebol poderão funcionar, respeitando as medidas de segurança e proteção ao coronavírus.

O decreto também expandiu a quantidade de pessoas em confraternizações, e agora será considerado aglomeração, eventos que possuam mais de 20 pessoas.

Restaurantes, bares, feiras livres e lanchonetes poderão fornecer alimentação e consumo de bebidas para ser consumidas dentro dos estabelecimentos, sempre observando o distanciamento de dois metros entre mesas e quatro pessoas por mesa.

Por fim, os enterros e velórios deverão restringir a 20 pessoas o número máximo, sendo que os velórios serão limitados a quatro horas de duração.

Os estabelecimentos que não cumprirem o decreto serão notificados e interditados por três dias na primeira ocorrência e na segunda, as penalidades acontecerão por sete dias.

O decreto ainda determina que as pessoas que estiverem em isolamento domiciliar, em razão da Covid-19, e deixarem seus domicílios poderão responder por crimes contra a saúde pública e contra a administração pública em geral tipificados nos artigos 268 do Código Penal, além de outras sanções previstas na legislação municipal.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog