A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a equipe de Controle de Vetores, está realizando busca por criadouros do mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças, como a Febre Chikungunya. Veneno também vem sendo aplicado em diversas regiões da cidade.
O serviço começou depois que moradores foram diagnosticados com suspeita de dengue. Mesmo sem a confirmação da doença, a equipe de Controle de Vetores iniciou um “bloqueio” nas regiões onde essas pessoas residem.
Segundo a agente Maria de Lourdes, esse bloqueio é realizado em nove quarteirões no entorno de onde reside o morador com suspeita da doença. “Fazemos uma varredura, atrás de possíveis criadouros. E depois aplicamos veneno”, explicou a agente.
Na manhã desta quinta-feira (2), a ação foi realizada em regiões do bairro Véstia e em Selvíria. E larvas foram encontradas pelos agentes, o que reforça a necessidade de ações para evitar a proliferação das doenças.
Apoio
É importante que todos adotem cuidados básicos, erradicando locais de acúmulo de água parada.
A melhor maneira de evitar essas doenças é eliminando os criadouros do aedes aegypti, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, garrafas PET e de vidro vazias, que acumulam água parada, o que é ideal para a procriação do mosquito transmissor da dengue. Se precisar guardar alguns desses materiais, coloque-os em locais cobertos e secos. Garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo.
Também não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.
Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.
Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.