Aparecida do Taboado (MS) – A Secretaria de Saúde realizará, neste sábado, dia 24, o ‘Dia D de Vacinação’ da Campanha Nacional de Multivacinação 2016. Todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) estarão realizando o atendimento, das 8 às 17 horas, horários de Brasília.
A vacinação teve início na segunda-feira, dia 19, e se estende até o dia 30 de setembro. Crianças entre zero e cinco anos e adolescentes de 9 a 15 anos incompletos devem procurar as unidades de saúde do município durante este período. Além da vacinação contra poliomielite, que ocorre todos os anos, a campanha incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é atualizar a carteira de vacinação do público-alvo da campanha e reduzir o risco de transmissão de doenças que são preveníveis com as vacinas.
Estarão disponíveis, para crianças menores de 5 anos que precisem completar os esquemas de imunização, as vacinas: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras.
Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estarão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV; esta última específica para as meninas. A vacinação não terá meta a ser alcançada, uma vez que se trata de completar os esquemas vacinais das crianças e adolescentes que eventualmente estejam em aberto.
Devido a mudanças no esquema de vacinação contra a poliomielite, a recomendação do Ministério da Saúde para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) será vacinar apenas as crianças que ainda não tenham completado as duas doses de reforço desta vacina. Será, portanto, uma vacinação seletiva e não generalizada para a faixa etária, como ocorria em outros anos. Trata-se de uma atualização regular do Calendário Nacional de Vacinação, uma vez que as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no calendário básico e feitas na rotina dos postos já garantem a proteção. O Brasil está livre do poliovírus há 27 anos, desde 1990.