/

Dia de Campo apresentará aos produtores, melhor variedade de soja para o município

2 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – O Sindicato Rural, em parceria com a Fundação Chapadão, uma das principais instituições de pesquisa do agronegócio sul-mato-grossense, vai promover um 'tour', para destacar os resultados do cultivares de soja plantada na Fazenda Santo Anastácio, de propriedade de Ítalo Antônio Fucci. O evento será realizado na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, às 10 horas (BR).
    O agricultor José Olavo Fucci contou que o plantio foi realizado no dia 28 de novembro do ano passado e que o objetivo é promover e divulgar a cultura da soja na região, em especial no município, possibilitando a exploração dessa atividade em sistema de irrigação e sequeiro. “Foram plantadas 40 cultivares de soja no sistema de irrigação (pivô), sendo que, desse total, 16 cultivares são transgênicos com resistência à lagarta, e 24 cultivares são transgênicos com resistência ao glifosato (Herbicida); já no sistema de sequeiro foram plantadas 13 cultivares variados”, detalhou o agricultor.
    O José Olavo explicou que no 'tour' será apresentado aos produtores do município, qual das variedades melhor se adaptou ao solo e ao clima local. “Temos que lembrar que tivemos um ano atípico, já que choveu muito nos últimos meses, sendo que a soja plantada no sequeiro estará muito parecida com a que foi plantada no sistema de irrigação”, falou. “Antes de começar a plantar os cultivares já estava chovendo muito em Aparecida do Taboado e, durante o processo, o pivô foi ligado poucas vezes. A média de chuva durante esse período foi de aproximadamente 400 mililitros”, complementou.
    Ele informou que, atualmente, cada saco de soja é comercializado por R$ 75,00, o que valoriza a produção do grão. “Mas, por outro lado, os preços dos adubos subiram por causa da alta do dólar. A maior parte do nitrogênio, do fósforo e do potássio consumida no Brasil é importada. Por isso, quase sempre dólar valorizado significa fertilizantes mais caros”, apontou. No experimento na Fazenda Santo Anastácio, a produtividade esperada é de 70 sacos por hectare comercial.
    Conforme Fucci, o produtor deve levar em consideração alguns fatores para escolher a variedade de soja. “As condições climáticas, solo, resistência às pragas e época de plantio são fatores que devem ser analisados antes de se fazer uma escolha”, pontua. 
    Segundo o agricultor, esse é um momento importante para que o produtor vá a campo e conheça os resultados das pesquisas e novas tecnologias que poderão ser utilizadas. 
    O dia de campo começará às 10 horas, com uma visita aos experimentos e depois uma avaliação técnica no local. A Fazenda Santo Anastácio está localizada no Km 168 da BR 158 e mais 6 KM de terra, onde haverá placas indicativas no trajeto. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog