/

Diplomação dos eleitos de Aparecida do Taboado será no dia 19

1 min de leitura

    A diplomação dos eleitos de Aparecida do Taboado ocorrerá na segunda-feira, dia 19 de dezembro, às 20h, no Centro Cultural e Pedagógico “Prof. Agrício José Tolentino”, de acordo com o Chefe do Cartório Eleitoral, José Klécius de Oliveira. A informação foi passada à imprensa na tarde de segunda-feira, dia 28 de novembro, em uma entrevista coletiva relâmpago.
    Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral, houve muita especulação a respeito da diplomação na cidade nos últimos tempos. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, desta forma, está apto a tomar posse no cargo. “Por causa do expressivo número de processos que está tramitando no Cartório Eleitoral o ato foi transferido para o dia 19 de dezembro, às 20 horas, no Centro Cultural, onde a princípio todos os eleitos serão diplomados conforme determina a Lei”, informou José Klécius. A cerimônia consiste na entrega dos diplomas, que são assinados pelo presidente da junta eleitoral – no caso das eleições municipais.
    Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), devem constar no documento o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou sua classificação como suplente. A entrega dos diplomas ocorre após o encerramento do pleito, a apuração dos votos e o término dos prazos de questionamento e processamento do resultado das eleições.
    A respeito dos processos que está tramitando na Justiça Eleitoral, José Klécius informou que todos estão dentro do prazo legal. “A Juíza Eleitoral, Drª Kelly Gaspar Duarte Neves, está analisando caso a caso, infelizmente ela não pode comparecer, pois é proibida de se manifestar sobre os processos que preside”. 
    Sobre o processo que foi impetrado pelo Partido Social Democrático Cristão (PSDC) em desfavor do candidato José Robson Samara, Gustavo Carvalho e outros, o Chefe do Cartório Eleitoral, José Klécius informou que a decisão atende ao pedido feito pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e ainda cabe recurso.
    O Chefe do Cartório Eleitoral não quis passar mais informação a respeito do processo. “Para mais informação recomendo entrar em contato com os advogados das partes envolvidas”, finalizou. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog