Aparecida do Taboado (MS) – A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população. E foi essa diversidade cultural que fez parte da 3º Feira Cultural da Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha, realizada no período de 16 a 18 de novembro, com o tema: ‘Diversidade Cultural Somos Todas as Cores’.
Na quarta-feira, dia 16, ocorreu a abertura do evento com declarações de poesia, dança e teatro, o evento contou com a presença de alunos de outras escolas do município; na quinta-feira, dia 17, houve a exposição de materiais antigos, apresentações culturais, palestra com a professora Cida Borges que falou sobre a diversidade e superação, e degustações de comidas típicas; na sexta-feira, dia 18, ocorreu apresentações de danças e teatro, e o encerramento do evento. “Cada projeto apresentado fez com que o aluno buscasse mais conhecimento para preparar tudo, mostrando o grande compromisso que cada um tem”, analisou o Diretor da Escola, Jadir Alves Moreira Junior.
Para a aluna Micaelly de Jesus Fernandes Soares, a Feira Cultural foi uma ótima forma de mostrar para os alunos e a população aparecidense que racismo é crime. “É muito comum ver alguém julgar uma pessoa por sua cor, religião ou cultura, e a Feira Cultural mostrou que essa diversidade faz parte de quem somos hoje”, falou.
Jápara Lidiane Cristina Barbosa dos Santos, o evento foi uma forma de mostrar a todos que todo mundo é igual dependendo a cor que tem ou religião. “Já sofri preconceito por ter o cabelo enrolado, na época fiquei muito magoada com a situação, mas tive o apoio e o carinho da minha família e hoje vejo que quem fez isso não tinha noção alguma de como somos diferentes e únicos. A Feira Cultura teve o objetivo de mostrar isso a todos os alunos e incentivar eles a não julgar as pessoas que estão a sua volta pela cor da pele, cabelo, religião ou cultura”, analisou.
O diretor da escola agradeceu todos os envolvidos no projeto. “Nós, da direção e coordenadores da Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha, agradecemos pela dedicação dos professores que puderam realizar um belíssimo trabalho, com ensaios fora do horário de aula, costurando em finais de semana as roupas das apresentações, e, em especial, aos alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio que com muita dedicação, responsabilidade e esforço se destacaram na III Mostra Cultural ‘Arte e vida na Escola’, na qual foi celebrada a Diversidade Cultural Somos Todas as Cores’. Houve visitas de outras escolas do município e agradecemos a participação”, falou o Jadir. “O sucesso do evento demonstra, principalmente, o engajamento dos professores e alunos em projetos que possibilitam uma vivência de uma metodologia diferenciada de ensino e, assim, nossa escola promove mais e mais os pilares da educação”, finalizou.
Mais Recente de Blog
Santa Fé do Sul (SP) – O Cinema Santa Fé do Sul divulgou a programação para
Aparecida do Taboado (MS) – Durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (28), três vereadores apresentaram indicações
Selvíria avança é a 6ª no Estado na avaliação do programa Previne Brasil de Atenção Primária à Saúde
Selvíria avançou e conseguiu sua melhor avaliação no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde. Ela
Termina no próximo dia 4 de novembro o período de pesca liberada em Mato Grosso do
A funcionalidade do Pix Agendado Recorrente passou a ser um serviço obrigatório nesta segunda-feira (28). Com