Aparecida do Taboado (MS) – Um grupo de mulheres aparecidenses decidiu se juntar para debater políticas públicas em Aparecida do Taboado de forma suprapartidária e criou o Fórum ‘Mulheres em Movimento Mudam o Mundo’ que já conta com 30 integrantes. O grupo surgiu da necessidade que elas identificaram em provocar o empoderamento feminino para que as mulheres, nas suas mais distintas áreas de atuação, possam atuar de forma sistemática e organizada em questões que afetam toda a comunidade onde estão inseridas.

Segundo definição do próprio Fórum em sua página oficial no Facebook (@forum4ms), o objetivo é “Empoderar o feminino, garantindo que as mulheres aparecidenses possam estar cientes de seus direitos, com a total igualdade entre os gêneros. Oferecer orientação sobre como delegar poder às mulheres na comunidade, no meio político, no ambiente de trabalho, mercado de trabalho”.
O grupo acredita que “empoderamento feminino, basicamente, se refere a dar poder para outras mulheres e cada mulher assumir seu poder individual. Com isso, há crescimento e fortalecimento do papel de todas na sociedade”.
O Fórum foi criado no dia 16 de agosto e, desde então, o grupo tem participado de forma efetiva de vários debates importantes no município, como a Audiência Pública para tratar sobre a instalação do emissário final de esgoto no Rio Paraná, onde as integrantes levantaram a bandeira pela não operacionalização do emissário e pelo cancelamento do convênio entre Município e Sanesul.

Além disso, o Fórum organiza para esta sexta-feira, dia 11 de outubro, a 1ª Folia na Praça, um evento especialmente voltado ao Dia das Crianças, com brinquedos infláveis, cachorro quente, refrigerante, algodão doce, geladinho e ações educativas na Praça da Matriz, tudo oferecido gratuitamente em parceria com o Interact e o Departamento Feminino da Loja Maçônica Fraternidade nº 24. O evento começa às 8h e segue até às 11h30.
Presidido por Magna Brito, o Fórum ‘Mulheres em Movimento Mudam o Mundo’ ainda tem Edileide Cruz na Tesouraria e Márcia Roldão da Secretaria. Conta ainda com membros como a empresária Priscila Silva, a ex-vereadora e ex-primeira dama Sirlei Melo, além de professoras (atuantes e aposentadas), empreendedoras, donas de casa e várias outras profissionais.
Futuro
Na noite do dia 4 de outubro, as mulheres se reuniram na residência de Priscila Silva para alinhar as próximas ações e anunciaram que ainda este ano devem dar início ao projeto “Helena, Aparecida, Cida, Cidinhas” que visa disseminar a conscientização sobre a importância da prevenção ao Câncer de Mama através do exame de Mamografia.
O nome do projeto é uma homenagem à decoradora aparecidense Helena Aparecida de Oliveira, mais conhecida como Cidinha, que faleceu no dia 29 de setembro acometida pela doença.



