Aparecida do Taboado (MS) – A presidente da 22ª subseção da OAB Aparecida do Taboado, Dra. Alyne Alves de Queiroz, participou no início deste mês do Colégio de Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), que resultou na criação de uma Comissão que vai analisar a melhor e mais funcional plataforma processual utilizada pelo Poder Judiciário, e-SAJ, PJE, Projudi e e-Proc.

Dra. Alyne, que fará parte da Comissão, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) informou que há grande possibilidade de mudança do sistema de gerenciamento de processos eletrônicos atual, o e-SAJ, para o e-Proc ou PJ-e.
Segundo ela, o Colégio de Presidentes acredita que esse excesso de plataformas de processo eletrônico atrapalha advogados e que a advocacia precisa ser ouvida e o debate deve ser amplo, com todos aqueles que são partes para administrar a justiça (Art. 133 CF/88) antes de qualquer troca. A presidente explicou que será feito um estudo e, após isso, deverá ser feita uma enquete para avaliar a preferência dos advogados e advogadas, que são quem mais utilizarão o sistema.
“Esse debate é extremamente importante para a nossa advocacia. Nós usamos esses sistemas todos os dias. Essa é uma preocupação da advocacia da Capital e do Interior. Por isso, a criação da Comissão, para na analisar esses sistemas eletrônicos de processos, fazer um relatório sobre o uso e, assim, decidirmos o melhor e levar nossa opinião ao Poder Judiciário, sobre a mudança ou não”, disse o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche.

Ainda na oportunidade, Dra. Alyne apresentou importante reivindicação ao Colégio de Presidentes solicitando a implantação de um Posto Avançado da Justiça do Trabalho em Aparecida do Taboado, objeto que, segundo ela, está em análise pelo TRT.
Além da Dra. Alyne, a comissão também integra os presidentes Adriano Martins da Silva (Costa Rica); Gustavo Gottardi (Três Lagoas; Celso Roberto Gori Filho (Rio Brilhante); Ilson Roberto Morão Cherubim (Nova Andradina); Sidnei Escodeiro Pereira (Jardim); Jorge de Souza Mareco (Bela Vista); Bianca Della Pace Braga Medeiros (Bonito); Carlos Rogério da Silva (Mundo Novo) e Cesar Augusto de Souza Avila (Camapuã). (Informações do site da OAB-MS)

