Aparecida do Taboado (MS) – Dezenas de pessoas saíram às ruas hoje à tarde para contemplar o eclipse solar em Aparecida do Taboado. No entanto, o fenômeno foi visto apenas parcialmente e antes que a lua tivesse concluído a interposição entre a terra e o sol, a estrela sumiu na linha do horizonte.

Nossa equipe se posicionou no Jardim Primavera para registrar o fenômeno e conseguiu flagrar vários momentos com o auxílio de uma chapa de raio x, mas teve quem se deslocou para o viaduto BR 158 (próximo à Fachini), a Ponte Rodoferroviária, o Residencial Tia Chica, Residencial São Gabriel, Residencial Eldorado e bairro Jardim Samara, ou até mesmo em frente a própria residência. Na foto, o momento exato foi às 17h36.
O eclipse se forma quando a lua passa em frente ao sol durante sua órbita ao redor da Terra e bloqueia temporariamente a luz solar, escurecendo o dia por alguns minutos. Durante o fenômeno, é possível acompanhar a sombra da lua aparecendo em frente à estrela.
O fenômeno desta terça-feira é chamado de “O Grande Eclipse Solar Sul-Americano”, já que a sombra produzida pelo alinhamento se estenderá pelo Pacífico Sul, a partir de La Serena, no Chile, até Buenos Aires, Argentina. Somente estes dois países puderam ter a visão total do eclipse, mas a parcial também foi visível no Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil.

O Observatório Interamericano de Cerro Tololo e o Observatório de La Silla – diretamente no caminho da sombra – capturaram o fenômeno e o transmitiram ao vivo.
Acadêmicos do curso de física da UFMS também prepararam uma estrutura para observar o eclipse solar em Campo Grande. Jovens, crianças e idosos se reuniram na rotatória do Estádio Morenão e usaram óculos e equipamentos especiais para ver o fenômeno.

