/

?Economia volta a dar sinais de melhora em Aparecida do Taboado

4 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – A economia voltou a dar sinais de melhora em Aparecida do Taboado. As recentes e inúmeras inaugurações de pontos comerciais na cidade tem sido os principais indicadores. Segundo informou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município nesta quinta-feira (24), de janeiro até agora um total de 170 empresas foram abertas na cidade, gerando 3.815 admissões nos 3 setores que mais movimentam a economia (comércio, indústria e prestação de serviços). Apesar de gradual, a interrupção de queda dá um fôlego a mais para o município, que volta a respirar ares de desenvolvimento e avanço na economia local.

      No último sábado, dia 19, a cidade registrou 3 inaugurações simultaneamente. Foram abertas empresas especializadas no comércio de gás e água, depois de roupas femininas e de medicamentos, denotando o poder de diversificação do comércio local. Ao todo, o mês já soma cerca de 10 novos empreendimentos abertos e nesta quinta-feira (24) a mineira rede de lojas Zema reinaugurou em espaço bem mais amplo, no Centro da cidade, aumentando a competitividade.

      Além disso, empresários têm investido também na reforma e modernização de fachadas, bem como na ampliação de prédios onde exercem suas atividades, como é o caso da Móveis Gazin, que não só renovou o contrato de aluguel do prédio onde funciona a loja, como ampliou a área de vendas, que passa agora a ser duas vezes maior. Ainda neste aspecto, vale destacar o investimento feito pelo Laboratório São Marcos, que no dia 17 de agosto inaugurou as novas e modernas instalações do empreendimento, que já está há 41 anos em atividade no município; bem como a recente e requintada reforma do Restaurante Recanto, que elevou o padrão da cidade neste seguimento, e as constantes readequações/reformas e modernização de equipamentos do Hospital Santa Helena, que caminha para se tornar referência na região Costa Leste de MS.

      Outro importante indicador é também apontado na indústria. Seis dias depois do incêndio que chocou aparecidenses e destruiu a maior parte do complexo industrial da DanicaZipco (no dia 2 de agosto), a direção do grupo anunciou o projeto de reconstrução da planta, dando alívio para os mais de 280 colaboradores que a empresa mantinha antes da tragédia.

      Ainda no campo da indústria, de acordo com a FIEMS, são 78 empreendimentos em atividade (41 são fábricas), gerando cerca de 4 mil postos de trabalho. Diferente de outros municípios, a cidade não concentra sua produção em um único setor e mantém em funcionamento empresas diversificadas que produzem colchões, alimentos, brinquedos, calçados, roupas, couro ecológico, embalagens, transformadores, ferragens, material termoindustrial, peças automobilísticas e álcool, entre outros.

      Além disso, Aparecida do Taboado, com seus pouco mais de 25 mil habitantes – segundo o Censo 2018, exibe 2 frigoríficos de carne bovina, 1 abatedouro de aves, 1 frigorífico de peixes e uma usina de álcool e açúcar, que além de abastecer o mercado interno, quase todas estão investindo na exportação. São indústrias potenciais que além de gerar emprego e renda para o município, desempenham um papel de fundamental importância para o desenvolvimento local.

      E a cidade ainda tem se mostrado atraente em várias áreas do agronegócio. Com boa parte da economia local assegurada pela pecuária, Aparecida do Taboado ainda vem se destacando no ramo de florestas plantadas, especialmente na heveicultura, onde o município figura como 2º maior produtor de látex do Estado (16,43%) com 1,8 milhões de árvores plantadas em 3,8 mil hectares e, segundo o IBGE, é o maior produtor estadual de laranja, com 9.420 toneladas colhidas em 350 hectares no ano passado. Culturas como eucalipto, soja e cana-de-açúcar também corroboram o setor.

      Com a indústria e o agronegócio movimentados, cresce também o setor terciário que complementa os demais setores e colabora para o aquecimento da economia local.

 

Nacional

      Mas não é só Aparecida do Taboado que tem sentido este sensível aquecimento na economia. Segundo os economistas, as projeções para o País voltaram a subir puxados por uma série de desdobramentos econômicos positivos que aconteceram ao mesmo tempo, como a liberação de recursos do FGTS e a aprovação definitiva da reforma da previdência, que aconteceu nesta quarta-feira (23), no Senado. Além disso, outras pautas que ainda não estão em debate, ou cujas as conversas ainda estão em estágio muito inicial, também favorecem as expectativas de melhora na economia deste ano, como a reforma tributária, que certamente vai aumentar a competitividade no país, e da própria máquina pública.

      Com isso, os investidores voltam a ter uma boa visão do Brasil e isso beneficia municípios como Aparecida do Taboado, que estão estrategicamente posicionados e apresentam grande potencial de desenvolvimento comercial, industrial e econômico.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog