/

?Em Palestra Magna, ACIAT reforça importância de refazer o comércio

2 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Através da experiência do especialista em varejo, Fred Rocha, reconhecido internacionalmente, a Associação Comercial e Industrial (ACIAT) buscou, na Palestra Magna 2018, realizada na noite de quinta-feira (20), chamar a atenção dos empresários aparecidenses para a importância de renovar práticas e costumes como forma de reconstruir o comércio.

      Bastante interativa, a palestra durou pouco mais de uma hora e meia. Fred Rocha utilizou, através de vídeos, exemplos de empresas de grande e pequeno porte, nacionais e internacionais, para enfatizar que a iniciativa de agregar valores à atividade comercial praticada é a principal alternativa para atrair e fidelizar clientes, aumentando consequentemente o faturamento da empresa.

      Segundo palestrante, a definição de um propósito e o investimento nas pessoas (funcionários), na inovação (de hábitos, estratégias, produtos e serviços), na tecnologia, na comunicação (divulgação) e no conhecimento (estratégico e operacional) são os ingredientes essenciais para o sucesso, “o principal deles é o propósito. O empresário precisa saber a fundo o que ele pretende com o seu negócio, onde ele chegar”, destacou.

      Outro ponto considerado de fundamental importância para Fred é valorizar a ligação entre vendedores e clientes, “não se pode, hoje em dia, montar um negócio para empurrar produtos nas pessoas. É preciso ter uma empresa para ajudar pessoas. Quando um cliente entra na sua loja ou no seu estabelecimento, ele quer ser ajudado. O dinheiro é consequência”, afirmou. E disse mais: “pessoas satisfeitas voltam, indicam, propagam. Aí o dinheiro entra. Mas o importante mesmo é ajudar pessoas”, reforçou.

      Numa rápida síntese, Fred Rocha mostrou que o modelo de comércio praticado há duas ou três décadas está falido, “hoje nós não podemos fazer como nossos avós. Não podemos abrir as portas e esperar pelos clientes. Hoje temos que realinhar a nossa forma de comercializar. Hoje somos nós quem buscamos o cliente”, explicou, afirmando que “um comércio acomodado lastreado num sistema antigo acaba virando estatística negativa”.

      Segundo ele, falta investimento em conhecimento, “comerciante que acha que não deve estudar está errado. É importante investir no conhecimento estratégico e operacional de uma empresa. Os administradores e os vendedores precisam estar alinhados, treinados. O cliente hoje em dia está muito mais exigente e as empresas que se antecipam saem na frente”, pontuou.

      Para encerrar, Fred voltou a falar da importância em colocar o cliente numa posição especial, “se nós fecharmos a nossa loja hoje e só nossa família sentir falta dela, isso é um problema. E lembrem-se disso: a gente só ganha dinheiro resolvendo problemas dos outros, é fato”, encerrou.

      A palestra reuniu mais de 120 pessoas no Centro Pedagógico e Cultural Prof. Agrício José Tolentino e contou com a participação da gerente regional do Sebrae, Josi Signori; do presidente da ACIAT, Antônio Marques Farinha; do gerente da ACIAT, Ber Galter; de lojistas, prestadores de serviços, comerciários, imprensa de Aparecida do Taboado.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog