Prefeitos de 14 municípios se reuniram na tarde desta quinta-feira (24) na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, para decidir sobre os 15% referente à multa do dinheiro repatriado do exterior pelo governo federal.
Sob o comando do prefeito Sérgio Barbosa (PMDB), de Amambai, eles decidiram que cada município vai entrar com ação individual para tentar resolver a questão, pois nem mesmo o governo do Estado, segundo eles, sabe ainda como vai receber a parte a que tem direito.
A maior preocupação dos prefeitos, segundo Sérgio Barbosa, é com o fechamento de suas contas, uma vez que eles têm salário de dezembro, décimo terceiro, além das dívidas com fornecedores para quitar.
Outro ponto discutido na reunião foi o fato de que muitos deles estão encerrando seus mandatos e precisam entregar o cargo para o sucessor sem nenhuma dívida pendente.
Quanto ao governo do Estado, que preferiu retirar a ação por meio de um acordo, o prefeito de Amambai disse que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) não passa por problema de fechamento de contas como eles, pois ainda tem dois anos pela frente.
Na próxima quarta-feira, novo encontro está marcado e, nessa oportunidade, eles querem fazer um ato simbólico para demonstrar que todos estão unidos na busca pela solução desse impasse.
“É claro que o tempo é curto, mas vamos fazer tudo o que for possível para resolvermos essa questão até o fim do ano”, afirmou Sérgio Barbosa.
Os prefeitos contam ainda com o apoio da CNM (Confederação Nacional de Municípios), que está incentivando gestores de todo país a entrarem com ação semelhante a de Mato Grosso do Sul.
No término do encontro, todos os prefeitos presentes pegaram a minuta da ação que norteará a condução de cada um no litígio contra o governo.
Participaram do encontro os municípios de Amambai, Japorã, Iguatemi, Guia Lopes da Laguna, Deodápolis, Rio Negro, Corguinho, Paranhos, Porto Murtinho, Tacuru, Taquarussu, Jateí e Rio Verde de Mato Grosso.
Mais Recente de Blog
Aparecida do Taboado tem muitos motivos para se orgulhar. Os atletas do município deram um verdadeiro
A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros até
A Casa do Trabalhador de Aparecida do Taboado conta atualmente com 72 vagas de emprego disponíveis,
Na madrugada de domingo, 14 de dezembro de 2025, uma ação da Polícia Militar Ambiental resgatou


