Os alunos da 1ª série do Ensino Médio-Educação Básica do Sesi Articulada com a Educação Profissional do Senai (EBEP) da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado realizaram, na quinta-feira (19/05), a apresentação de um seminário sobre temas polêmicos da atualidade.
Segundo o professo Danilo Silva Martelo, que leciona técnicas de redação na Escola do Sesi, o seminário teve como objetivo desenvolver a capacidade de argumentação dos alunos, além de apresentar informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados ao tema proposto. “Após realizar a análise das produções textuais dos estudantes, percebi a necessidade de realizar um trabalho intenso para ajudar a desenvolver a capacidade de argumentação dos alunos”, declarou.
Ele declara que orientar os estudantes no processo de apresentação de um seminário sobre assuntos tão plausíveis e atuais foi imensamente gratificante. “Percebi o quanto se esforçaram, tanto nas pesquisas visando o embasamento dos argumentos, quanto na estética e sintonia dos grupos, demonstrando maturidade e respeito. Desta forma, sei que conseguiremos avançar nos estudos dos textos dissertativos e consequentemente na escrita de excelentes produções textuais”, completou.
Para a diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães, que visitou a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado no dia do seminário, a proposta do professor foi muito bem organizada e estruturada. “Ele conseguiu o envolvimento dos alunos. Foi perceptível o empenho e a dedicação dos alunos, isso contribuiu significativamente para que o objetivo maior do trabalho, que era desenvolver nos alunos a capacidade de argumentação escrita e oral relacionada aos temas elencados, fosse atingida”, disse.
Alunos
Essa atividade proposta pelo professor Danilo, nos ajudou a termos muitas ideias durante a realização do trabalho em grupo. Foi uma experiência nova que fez com que nos dedicássemos dando o nosso melhor”, observa a aluna da 1ª série do Ensino Médio, EBEP, Mileni Ciriaco de Oliveira Moreira.
Para o desenvolvimento da atividade os jovens também precisaram apresentar domínio da dissertação-argumentativa, o aluno da 1ª série do Ensino Médio, EBEP, José Carlos Alves de Lima da Silva gostou de trabalhar sua habilidade em argumentar. “Considero que o trabalho que realizamos foi uma experiência única, facilitou o aprendizado. Fez com que todos os alunos adquirissem experiência e melhorassem a capacidade de argumentação”, comenta.
Na prática os alunos foram divididos em grupos e receberam temas atuais e polêmicos. Precisaram pesquisar em referenciais teóricos e defenderam suas opiniões pautadas em argumentos sólidos. Organizaram suas descobertas e apresentaram em slides para aos demais colegas. Kariny Keiko Watanabe, aluna da 1ª série do Ensino Médio, EBEP, comentou sobre a importância do Seminário para ela. “Sabemos que momentos como esse são de extrema importância em nossas vidas, pois valorizar cada um deles só nos faz crescer. Agradecemos ao professor por nos apoiar e aconselhar nesta trajetória”, completa.