Como parte do projeto de resgate de valores culturais, a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado promoveu, nesta quinta-feira (27/04), um bate-papo com o historiador e tropeiro de festas de peão Jorge dos Santos, com o cantor sertanejo Marciano e com a tocadora de berrante Beatriz. O objetivo foi proporcionar aos alunos um conhecimento maior sobre a cidade, resgatando a cultura com a junção entre o passado e o presente.
Segundo a diretora Silvia Watanabe, Aparecida do Taboado é conhecida como "A terra dos 60 dias apaixonado" em virtude da música "60 Dias Apaixonado", de autoria de Constantino Mendes e Darci Rossi, gravada por Chitãozinho & Xororó, além disso, a cidade também é conhecida por conta da famosa "Festa do Peão de Boiadeiro", festividade nacionalmente famosa que ocorre desde 1969.
“Resgatar valores, envolvendo a cultura, tradição e criatividade da nossa cidade traz aos nossos alunos o conhecimento, o respeito por pessoas que sempre acreditaram nas tradições e defendem a cultura de Aparecida do Taboado. Momentos como estes, presenciados no dia de hoje, precisam ser preservados”, declarou Silvia Watanabe.
Nesse contexto, completa a diretora, foi levado para a escola a simplicidade e a bela experiência de pessoas da comunidade, que apresentaram aos alunos o resgate das antigas festas de rodeio, fazendo um elo entre o passado e o presente. “Verdadeiramente, a escola está além dos livros didáticos e manter a cultura e tradição da cidade nos aproxima dos nossos alunos”, disse.
Alunos do 1º ano do Ensino Médio, apresentaram aos demais a história da cidade, de como eram os aspectos geográficos no passado e as modificações destes espaços atualmente, mostrando, inclusive, a construção da ponte que divide os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. O tropeiro Jorge dos Santos, com toda sua experiência em rodeios, afirmou que foi o fundador dessa festa tradicional e nos dias de hoje caminha pela cidade com traje típico de tropeiro de Mato Grosso do Sul, despertando a curiosidade dos visitantes, que param para fotografá-lo.
Marciano, conhecido pelo Bar dos Artistas, encantou os alunos com sua viola e voz, enquanto Beatriz, conhecida como Bia Berranteira, tocou e emocionou com seu berrante, sendo que os alunos e toda equipe pedagógica vieram com traje country e finalizamos com uma roda de viola, com parceria do cantor Marciano. “Foi um grande prazer estar presente com uma figura ilustre do rodeio brasileiro, que é um dos propulsores do movimento do rodeio nacional. Ele, com a comitiva Marca Estrela, foi de grande importância na fundação de grandes festas nacionais, como a Festa do Peão de Barretos. O Sesi está de parabéns mais uma vez em se preocupar em preservar a memória tradicional, pois isso é de fundamental importância no fortalecimento das bases da sociedade, um dos alicerces que dá sentido à vida”, reforçou a professora Geovaine Souza, que leciona Geografia e Empreendedorismo.
“Um dia muito agradável. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura da nossa região e ouvir as histórias de pessoas tão ilustres. É muito importante manter essa cultura viva e sempre lembrar da origem, de onde tudo começou”, disse o estudante Doubbert Blini, aluno da 2ª série do Ensino Médio.
Para a estudante Maria Vitória Bizzo, aluna do 7º ano do Ensino Fundamental, a iniciativa foi muito boa. “Foi maravilhoso saber como Aparecida do Taboado se formou, quem foi o fundador e entre outros fatos. Amei cantar na roda de viola, foi uma experiência incrível de muito aprendizado”, declarou.
“Fiquei muito agradecido do convite, estar naquele espaço, foi muito bom! Uma moçada bonita, boa e educada. Gostei muito do ambiente, parece que eu estava no céu”, disse o tropeiro Jorge dos Santos. “Nossa cultura brasileira, principalmente a música, é coisa que nunca pode apagar da nossa memória. O Sesi resgata uma coisa muito bonita que é a tradição da nossa moda de viola, a nossa música sertaneja. A gente agradece muito a todos que tiveram a brilhante ideia de resgatar a cultura da nossa cidade”, completou o cantor Marciano.
– See more at: http://www.fiems.com.br/noticias/escola-do-sesi-de-aparecida-do-taboado-promove-resgate-de-valores-culturais/23448#sthash.HSAQXMlO.dpuf