O SESI promove neste sábado, dia 10, a partir das 8 horas, na unidade de Aparecida do Taboado o II Torneio Interclasse de Robótica, que esse ano tem como tema “Animais Aliados – Como os humanos e os animais podem se ajudar?”, a competição será no CISS (Centro Integrado Sesi Senai), que fica na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, 3.242, bairro Córrego do Campo, e é aberto ao toda a comunidade aparecidense.
A diretora da Escola do SESI de Aparecida do Taboado, Sílvia Lúcia Bernardes Watanabe, destacou que o torneio tem a finalidade de usar a robótica para testar os conhecimentos dos alunos e avaliar o aprendizado deles durante o ano letivo, além de proporcionar momentos voltados a prática do valor do trabalho em equipe, competição amigável, troca de experiência e o incentivo do aprendizado por meio da diversão.
As escola do SESI do Mato Grosso do Sul oferecem na proposta de ensino aulas dinâmicas com metodologia Lego, onde os alunos desenvolvem conceitos tecnológicos de programação alinhados a projetos de pesquisas e de valores necessários ao trabalho em equipe durante o ano letivo. “Essa proposta do Lego curricular é ofertada aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no caso da escola de Aparecida do Taboado ele é oferecido do 6º ao 9º ano, e no ensino médio temos essa oferta de robótica articulada com a disciplina de física e matemática nas aulas de oficina tecnológica”, explicou Sílvia.
A diretora da Escola do SESI explicou que o tema da competição desse ano é “Animais Aliados – Como os humanos e os animais podem se ajudar?”. “Temos vários exemplos de humanos e animais se ajudando como é o caso do cão guia, da equoterapia, e os alunos estão trabalhando e desenvolvendo projetos de pesquisa em cima dessa proposta”, informou. “Cada turma escolheu um tema o 6º ano está desenvolvendo um projeto de pesquisa do bem estar animal; o 7º ano voltou para polinização das abelhas e a sua importância para os humanos; o 8º ano está desenvolvendo um projeto em cima da equoterapia; e o 9º ano direcionou seu projeto de pesquisa para a importância dos peixes”, detalhou Sílvia.
No ano passado a equipe RoboticIsland, do 7º ano, foi a grande campeã do 1º Torneio de Robótica da Escola SESI, a competição teve o objetivo de apresentar aos alunos, o mundo da ciência e da tecnologia, com a construção de robôs, utilizando peças de Lego e programados com tecnologia Lego Mindstorms NTX. O projeto da equipe foi sobre a conscientização do cidadão para a diminuição do lixo domiciliar.
“Os torneios interclasses das Escolas do SESI são momentos significativos de aprendizagens e trocas. Os alunos divulgam suas descobertas cientificas e tecnologias de modo alegre, interativo e dinâmico”, destacou a Gerente de Educação do SESI, Simone de Figueiredo Cruz.
Competição
A competição é dividida em quatro etapas e os alunos avaliados nas categorias: projeto de pesquisa, core values, design do robô e desafio do robô. No primeiro caso, os alunos apresentaram uma solução inovadora de acordo com o tema da temporada do torneio. Já no core values os alunos foram submetidos a uma atividade em grupo, na qual os juízes analisam se os valores do torneio foram contemplados.
No design do robô, os juízes avaliaram os quesitos desenho mecânico, estratégia e inovação na programação e os robôs criados pelos alunos. Já no desafio do robô, as máquinas foram projetadas e programadas pelos membros da equipe para executar uma série de tarefas, durante partidas de 2’30’’ em uma mesa de competição que reflete o tema do mundo real para temporada. Após a competição, os juízes apontaram as equipes campeãs e premiaram com medalhas e certificados de reconhecimento em cada categoria (pesquisa, corevalues, design robô ou desafio do robô).