/

EUA: principais importadores de carne de frango no primeiro trimestre de 2016

1 min de leitura

    Se permanecesse na dependência dos mesmos países que, no primeiro trimestre de 2015, se posicionaram como os 10 principais importadores da carne de frango norte-americana, as exportações dos EUA para esse bloco teriam recuado mais de 11%. Mas como outros países entraram para o time dos “10 mais”, o recuo no trimestre inicial de 2016 ficou limitado a 1%.
    Não exatamente pelo volume, quem mais chama a atenção entre os novos integrantes do grupo é o Chile, que saltou da 16ª para a 9ª posição e cujas importações no trimestre aumentaram mais de 75%. Também significativo (+31%) foi o aumento do Iraque, que (já no grupo dos principais importadores), ascendeu da 10ª para a 8ª posição.
    Tais aumentos, de toda forma, não impediram que o resultado do trimestre fosse negativo, situação decorrente da queda de volume por parte de metade dos dez principais importadores. México (-2%), Taiwan (quase 24% a menos), Hong Kong (-13%), Cuba (-6,77%) e Angola (cerca de 10% de redução) foram os países que atuaram para o resultado negativo.
    Feitas as contas, a redução enfrentada em relação a esses cinco países foi de pouco mais de 26 mil toneladas, 8% a menos que em 2015. Mas o possível benefício que o Brasil teria nesse processo ficou limitado a um adicional de 10 mil toneladas, já que apenas dois deles (México e Angola) aumentaram a importação de carne de frango brasileira. Ou seja: Cuba e Hong Kong também reduziram as compras no Brasil, enquanto Taiwan (Formosa) nada importou, visto que suas fronteiras permanecem fechadas ao frango brasileiro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog