/

Fazenda Mascote sedia “Dia de Campo” da Fundação Chapadão Soja/ILP

2 minutos de leitura

    Paranaíba (MS) – No sábado, 20, ocorreu o “Dia de Campo”, que faz parte do Tour da Fundação Chapadão Soja/Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILP-F 2016). A visita foi realizada na Fazenda Mascote, de propriedade de Milton Macedo, localizada na BR-483, Km 4, (rodovia de acesso à Ponte do Guilhermão), município de Paranaíba. 
    O evento é uma parceria do Sindicato Rural de Paranaíba com a Fundação Chapadão, Aprosoja/MS e contou com a presença do presidente da Aprosoja/MS, Cristiano Bortolotto; o palestrante, Marcelo ValentiniArf; o presidente do Sindicato,Wilberto Antônio de Amaral; o presidente da Coopar,Diomário Salustiano; vereadores; representantes do Banco do Brasil e Sicred; além de pecuaristas e agricultores.
    De acordo com o presidente do Sindicato Rural,Wilberto Amaral, a ideia é mostrar uma gama de possibilidades existentes no mercado e qual melhor está se adaptando ao solo e ao clima de Paranaíba. “O objetivo dessa parceria é promover e divulgar a cultura da soja no município, possibilitando a exploração dessa atividade”, explicou.
    O presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, ressaltou que a parceria entre o Sindicato, a Fundação e a Associação garante aos produtores rurais da região alternativas transformadoras para o desenvolvimento da agricultura, com possibilidades reais de produzir mais e melhor, priorizando a sustentabilidade. “O encontro entre os profissionais da área e o agricultor permite a troca de experiências e potencializa os resultados para a próxima safra do grão”, disse.
    O palestrante, Marcelo Valentiniexplicou que o objetivo do Tour é “conhecer diferentes variedades de soja, sistemas de irrigação para lavouras e informações antecipadas para a próxima safra de soja”.
    A Fundação Chapadão, através do engenheiro Jefferson Luis Anselmo que acompanhou todo o processo,apresentou aos presentes as cultivares de soja que fazem parte do experimento que está sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo. Ao todo,são 40 cultivares de soja, sendo: 16 cultivares RR e 24 Cultivares Intacta RR2 Pro. Esta soja foi plantada em duas épocas; uma no começo de novembro/2015 e a outra na segunda metade de novembro, sendo as mesmas variedades e na mesma sequência. As lavouras são cultivadas pelos técnicos da Fundação Chapadão e, com apoio do Sindicato Rural de Paranaíba.
    Empresas participantesdeste experimento apresentaram os seus produtos e as características de cada variedadedurante o “Dia de Campo”. Os presentes se deslocaram até o canteiro experimental para em seguida percorrer todas as variedades plantadas.

Experimentos em Paranaíba
    Segundo Fábio Macedo, produtor rural, veterinário, filho de Milton Macedo e responsável pela Fazenda Mascote, “no primeiro ano do experimento o desempenho foi normal, no segundo ano a produtividade do canteiro experimental já foi acima da média do estado, e neste ano (normal de chuva) a soja está muito boa, o resultado foi excelente”, afirmou Fábio. 
    A colheita deverá ser realizada em meados de março.

Tour da Soja 2016
O Tour teve início na quinta-feira, dia 04 de fevereiro, com palestra a campo na Fazenda Maraney, em Chapadão do Céu (GO).Os próximos locais dos experimentos a serem visitados são: Fazenda Kirei, em Paraíso das Águas (MS), no dia 24 de Fevereiro; e Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul (MS), no dia 10 de Março.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog