Aparecida do Taboado (MS) – A Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado (FESAT) realizou na manhã desta terça-feira (23), com o apoio do Corpo de Bombeiros, a transferência do segundo paciente com Covid-19 para outro município.
A segunda paciente é uma mulher de 47 anos que foi transferida para Aquidauana-MS para a realização de hemodiálise, por conta de complicações renais, causada pelo coronavírus. O tratamento não está disponível em Aparecida do Taboado.
A paciente é uma técnica de enfermagem, que veio transferida de Três Lagoas, e ficou internada por sete dias na FESAT, até o momento de sua transferência nesta terça-feira (23). Após a transferência, a paciente faleceu no final desta tarde.
Recentemente, outro paciente do sexo masculino, que também teve o quadro da doença evoluído para insuficiência renal aguda, foi transferido para Paranaíba-MS.
De acordo com a diretora da FESAT, Mara Nilza, as transferências dos pacientes que estão internados na UTI acontecem quando o quadro da pessoa internada se agrava para uma insuficiência cardíaca ou insuficiência renal aguda, e que necessitam de UTI especializada.
Ao Costa Leste News, Mara, ainda disse que o hospital vive um momento bastante crítico e já atingiu 100% de sua capacidade de atendimento nos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19, “o número de pacientes que necessitam de atendimento é maior que a nossa capacidade. Todas as cirurgias eletivas do hospital serão canceladas e apenas atendimentos de urgência e emergência serão atendidos”, explicou.
A diretora ainda completou sua fala fazendo um apelo para que a população respeite o isolamento social, “com o aumento de pessoas internadas por casos de COVID-19 no hospital, existe uma necessidade urgente de contenção à circulação de pessoas para evitar o agravamento do cenário pandêmico local”.
Nesta terça-feira, Aparecida do Taboado confirmou 1.782 casos positivos de Covid-19. Dentre os positivados, 08 estão internados, 49 em isolamento domiciliar, 1.699 recuperados e 26 óbitos.
O município também registra 69 casos em investigação, 2.093 casos descartados e 1.693 vacinados.
*matéria alterada as 20:58 para acréscimo de informações