/

?Festa de São Sebastião alia tradição à modernidade e atrai cerca de 5 mil pessoas

2 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Durante todo o dia no último sábado (19), a tradicional e centenária Festa de São Sebastião atraiu cerca de 5 mil pessoas ao Centro Comunitário do Córrego do Ouro, onde aconteceu grande programação religiosa e festiva em homenagem ao santo que empresta seu nome ao festejo.

       Os festeiros deste ano, Rossimar e o marido Jesus, mais conhecido como Jeguinho, ficaram orgulhosos com o resultado e infinitamente agradecidos pelo apoio recebido dos amigos, familiares e da comunidade, “a gente sabe que não agrada todo mundo, mas se acertar 50% já ‘tá’ bom. Fizemos com muito carinho, devoção e amor e agradecemos a todas as pessoas que colaboraram, doaram mantimentos e prendas, e participaram; estamos muito felizes”, disse o festeiro Jesus.

      Com mais de 100 anos de tradição, a Festa de São Sebastião simboliza união, fé e colaboração mútua de pessoas que cultuam mais que uma crença, mas o valor da amizade. E é por isso que dezenas de pessoas trabalham durante semanas, ao lado dos festeiros, nos preparativos para o evento. Na véspera do grande dia, um grupo de voluntários se juntam para a preparação dos alimentos, que passam de meia tonelada depois dos pratos prontos. Entre os favoritos, estão a macarronada com frango, o feijão gordo e o arroz tropeiro. 

     Um dos principais momentos do evento é a chegada da Bandeira de São Sebastião, que neste ano foi trazida pelo senhor Orlando, de 81 anos, cujo bisavó dele foi o 1º festeiro de São Sebastião, que começou a festa há 120 anos em cumprimento à uma promessa, sendo precursor dessa tradição no município. Segundo sr. Orlando, o bandeireiro é escolhido através de sorteio e foi uma grande honra ter sido o sorteado da vez, “é uma satisfação muito grande ser o bandeireiro e graças a Deus eu cumpri a minha missão com muita alegria”, disse ele.

      Outros dois momentos importantes são o Terço, que foi rezado de forma cantada pela Companhia Embaixadores dos Reis Magos, emocionando fieis e devotos, e a Santa Missa, ministrada pelo padre Vicente Paulo Moreira Borges.

     Segundo a crença, São Sebastião é o protetor da pecuária, daí sua forte tradição na zona rural. Por isso os produtores, fazendeiros ou sitiantes sempre oferecem animais vivos para o leilão e a renda – assim como a obtida no bar – é revertida para a Associação do Córrego do Ouro e destinada para a manutenção do local, que costuma sediar as duas maiores festas populares de Aparecida do Taboado: a de Santos Reis e a de São Sebastião, ambas em janeiro.

     Após o leilão, um grande forró animado pelo Trio Horizonte de Paranaíba encerrou a programação, coroando com sucesso mais esta edição de uma das festas populares mais bonitas da cidade, cheia de manifestações de fé, espiritualidade e crença.

 

Edição 2020

      À meia noite foi realizado o sorteio para a escolha dos próximos festeiros. Em 2020, a festa tradicional será comandada pelo casal Antônio José Martins e Celia Dutra Martins, que foram coroados pelos festeiros atuais, encerrando o ciclo 2019.

 

 

 

*Fotos: Nelso José

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog