O governador Reinaldo Azambuja destacou, durante a solenidade de lançamento do 13º Festival América do Sul Pantanal (FASP), a ampliação do espaço na programação de shows e apresentações aos artistas regionais e comunidades indígenas.
“O Festival América do Sul consagra a união e a alegria dos povos sul-americanos. Mesmo com as dificuldades que encontramos, ele continua ocorrendo. Hoje não temos mais a presença de grandes patrocinadores, mas em contrapartida o engajamento dos artistas locais, regionais e comunidades indígenas construiu uma nova roupagem. Confesso que fiquei bastante impressionado no ano passado ao ver unido o espírito corumbaense, ladarense, paraguaio, boliviano, enfim, mostrando que vale a pena manter as festivais como forma de fortalecimento da cultura. Isso para nós é muito importante. Não tenho dúvida que a edição desse ano será um grande sucesso”, declarou Reinaldo.
Conforme a programação, serão mais de 15 horas diárias de atrações das mais variadas manifestações culturais. O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe, ressaltou que o FASP terá uma programação gratuita para todas as idades, oportunizando o acesso democrático à cultura. “O FASP estará em praças e ruas de bairros das cidades brasileiras de Corumbá e Ladário e das bolivianas Puerto Quijarro e Puerto Suárez, rompendo fronteiras, promovendo o intercâmbio cultural e proporcionando cultura a todas as classes sociais”, afirmou Roscoe.
A diretora-presidente da Fundação Estadual de Cultura (FCMS), Andréa Freire, destaca que o festival é um evento de congraçamento dos povos sul-americanos, reverenciando a pluralidade cultural que permeia nossas fronteiras e constrói identidades seculares, que ao longo do tempo se reinventam.
Envolvendo cerca 500 pessoas entre artistas, artesãos, produtores, agentes e técnicos culturais de diversos estados do Brasil e de mais seis países – Paraguai, Bolívia, Uruguai, Chile, Peru e Argentina – o FASP contabiliza mais de 60 atrações. Serão shows musicais, espetáculos de dança, teatro, circo, mostras de artes visuais, artesanato, audiovisual, saberes indígenas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, oficinas, fomento à economia criativa, formação e capacitação cultural, arte educação, cultura popular, ciência e tecnologia, inovação, esportes e turismo.
Mais Recente de Blog
A Casa do Trabalhador de Aparecida do Taboado conta atualmente com 106 vagas de emprego disponíveis,
Agência de Notícias do Governo de Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul se consolida
Aparecida do Taboado (MS) – O setor comercial de Aparecida do Taboado ganhou um novo empreendimento
Fevereiro 2026 – A Arauco celebrou, nesta sexta-feira (6), o lançamento da Pedra Fundamental da Ferrovia do Projeto
Fundado em outubro de 2025, o Rotary Kids realizou no último sábado (07/02) seu primeiro projeto

