/

Fiems recebe nesta sexta-feira os ministros de Indústria e de Obras Públicas do Paraguai

2 minutos de leitura

    Os ministros paraguaios Gustavo Leite (Indústria e Comércio) e Ramón Jiménez (Obras Públicas e Comunicações) vêm a Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (18/03), para estreitar os laços econômicos com o setor produtivo e manter contatos com as autoridades estaduais. Em Campo Grande, eles participarão do “Encontro Empresarial MS-Paraguai”, que será realizado pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, às 11 horas, no Edifício Casa da Indústria, e tem como objetivo apresentar as oportunidades de investimento no país vizinho.
    Na pauta de Gustavo Leite está a apresentação do panorama industrial e das oportunidades de negócios no Paraguai, assim como convidar o empresariado sul-mato-grossense a visitar o seu país, enquanto Ramón Jiménez abordará a integração física do Paraguai com Mato Grosso do Sul. De acordo com a gerente do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta, o encontro vai mostrar mais informações sobre investimentos no Paraguai, o perfil econômico e as potencialidades do mercado paraguaio para os empresários sul-mato-grossenses que tenham interesse de investir e se instalar no país vizinho. 
    “Pelo fato de ser fronteira vale a pena avaliar o Paraguai como uma alternativa para expansão de mercado, principalmente, porque o dólar ainda está em alta. O Paraguai pode oferecer a possibilidade de produzir com barateamento de custos e, ao mesmo tempo, manter a empresa no Brasil, conseguindo sustentabilidade e competitividade”, pontuou Fernanda Barbeta.
    Gustavo Leite, que é formado em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e tem mestrado em Marketing Internacional na Escócia, teve uma forte atuação no setor privado do Paraguai, trabalhando como diretor-executivo de empreendimentos imobiliários e servindo de consultor internacional em vários projetos. No setor público, ele atuou como principal negociador de financiamentos internacionais para o governo paraguaio, sendo executor da Agenda de Descentralização, responsável pelo Plano Nacional de Reconversão de Cidade do Leste e negociador do Regime Automotor do Mercosul.
    Já Ramón Jiménez estudou Economia na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e é mestre em Desenvolvimento Econômico do Centro para o Programa de Estudos Latino-Americanos na mesma universidade. Ele é fundador e CEO da SAE BRICAPAR, única madeireira industrial do Paraguai com certificação internacional de manejo florestal sustentável concedido pela Councul Forest Stewardship (FSC). Além disso, Jiménez é membro regular do Conselho de Administração da Ibecosol e membro titular do Conselho Consultivo para a América Latina da Millicom, sendo que ocupa o cargo de ministro desde 15 de agosto de 2013.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (18/03)
10h – Entrevista coletiva
10h30 – Abertura do Encontro Empresarial MS-Paraguai
10h40 – Painel 1 – Panorama Industrial de Mato Grosso do Sul – Sérgio Longen – presidente da Fiems
11h10 – Painel 2 – Panorama Industrial e Oportunidades do Paraguai – Gustavo Leite – ministro de Indústria e Comércio do Paraguai 
11h40 – Painel 3 – Integração Física do Paraguai com Mato Grosso do Sul – Ramón Jiménez Gaona – ministro de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai
Serviço – O Edifício Casa da Indústria está localizado na Avenida Afonso Pena, 1.206, Bairro Amambaí, em Campo Grande (MS), e os interessados em participar podem obter mais informações pelo telefone (67) 3389-9150

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog