Na reunião desta quarta-feira (13/7), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa entregou ao superintendente de Segurança Pública, Coronel Oliveira o abaixo-assinado com 15 mil assinaturas para a instalação das Delegacias Especializadas no atendimento ao idoso em Mato Grosso do Sul.
“Não tenho dúvida que essa ação vai se efetivar”, afirmou Oliveira. “O abaixo-assinado sinaliza o compromisso e a organização da Frente Parlamentar e remete ao Executivo um alerta para que dê mais atenção ao assunto”, reforçou o deputado João Grandão (PT).
O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Renato Câmara (PMDB) apresentou um balanço dos trabalhos realizados até o momento. Foram 14 audiências públicas em todo o Estado que debateram melhorias para o idoso e buscaram suas necessidades. O parlamentar destacou também que mais de 30 Frentes Parlamentares Municipais foram criadas, com o objetivo de auxiliar na defesa dos direitos das pessoas idosas.
“A Frente Parlamentar tem dado passos importantes e demonstrado em ações concretas que auxiliam na consolidação das políticas públicas. Nosso trabalho tem sido fundamental no Estado para melhorar a vida das pessoas idosas”, assegurou Câmara.
Durante a reunião também houve a apresentação dos eixos discutidos na Conferência Nacional da Pessoa Idosa e a formação de um grupo de trabalho para a análise sobre o sistema da disponibilidade das passagens de ônibus intermunicipais gratuitas destinadas às pessoas idosas e portadoras de deficiência em Mato Grosso do Sul, bem como, sobre a eficiência do sistema.
A próxima reunião da Frente Parlamentar será no dia 31 de agosto, às 14h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.
Solicitações – Foi pedido a realização de audiência pública para debater a permanência do Ministério da Previdência Social e ainda o aumento de leitos exclusivos ao idoso.