Aparecida do Taboado (MS) – A empresa GeneSeas, conhecida nacionalmente pela produção, processamento e distribuição de tilápia, anunciou essa semana a fusão com a DellMare Pescados, líder na distribuição de camarão. O objetivo da operação é oferecer uma solução completa em fornecimento de pescados ao varejo e ao segmento de foodservice.
Combinadas, as empresas vão ampliar o portfólio de produtos, e a matriz ficará sediada na capital paulista e contará com 600 funcionários diretos atendendo mais de 2,5 mil clientes. O grupo terá capacidade de processamento de 12 mil toneladas tilápia e três mil de camarão por ano.
Da união das duas companhias, surge uma ‘nova’ Geneseas, com faturamento de aproximadamente R$ 250 milhões em 2017. O objetivo do fundo é que, ao longo de cinco anos, o negócio de pescados atinja uma receita de R$ 1 bilhão.
Em comunicado, Tito Lívio Capobianco Junior informou que a transação é o primeiro movimento de consolidação em um mercado muito pulverizado. “Por ter um volume de consumo muito alto, o camarão sempre esteve em nosso radar para as oportunidades de expansão. Temos relacionamento com a DellMare há bastante tempo, mas somente no último ano decidimos iniciar as discussões para esta união”, explica.
No momento, ambas as empresas seguem com suas estruturas físicas separadas, mas um grupo de trabalho estuda de que forma deve ocorrer a integração.
Aparecida do Taboado
No mês de maio a empresa GeneSeas, inaugurou a sua quinta unidade de processamento de pescado. A estrutura atual da unidade permite aumento da produção em até 50 toneladas/dia, o que deve ocorrer nos próximos anos.
Durante as obras, a empresa gerou 40 empregos diretos, mas hoje conta com 290 colaboradores em seu quadro ativo. Além disso, outros 50 empregos estão na produção dos peixes, em fazendas de recria e engorda em Mato Grosso do Sul.
O frigorífico da GeneSeas em Aparecida do Taboado está localizado na região do reservatório de Ilha Solteira, grande polo de produção de tilápia. Disposto na divisa dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde a empresa já possui suas fazendas de engorda; a planta também fica próxima a diversos produtores que fornecem peixe vivo para a GeneSeas, o que diminui consideravelmente o tempo de transporte, gerando menos stress ao peixe e agilizando o processo de abate.
A unidade conta com uma planta de 2.500 m² de área construída, com alocação de espaço para a fabricação de produtos de valor agregado e novos equipamentos com tecnologia de ponta.
O Frigorífico processa peixe fresco, congelado, filé e inteiro. A Geneseas fornece seus produtos para os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e iniciará a comercialização no Mato Grosso do Sul. A distribuição está mais concentrada no Estado de São Paulo. O frigorífico também exporta peixe fresco para os Estados Unidos e Europa, transportado via aérea.