Aparecida do Taboado (MS) – A Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha protagonizou nesta quinta (29) e sexta-feira (30) mais um capítulo de transformação na vida dos estudantes com a realização da 5ª Feira de Ciências da unidade escolar.
O evento, que envolve principalmente as disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia, já entrou para o calendário pedagógico da escola e atrai estudantes de todas as instituições de ensino da cidade, inclusive escolas particulares.
A Feira foi aberta ontem, quinta-feira (29), para alunos do período noturno. Já nesta sexta-feira (30), no período da manhã, a escola recebeu estudantes da Escola Estadual Ernesto Rodrigues e da Escola Recanto Objetivo, e também a visita da secretária municipal de Educação, profª. Maria Margarida de Matos.
O Costa Leste News fez um tour pela Feira e conferiu de perto o trabalho feito por alunos do 9º ano do ensino fundamental e pelos estudantes do ensino médio. A exposição foi dividida em salas de aulas, de acordo com cada disciplina, com o tema “Os grandes Cientistas”, onde os trabalhos foram criados com base nos experimentos de grandes cientistas do mundo, como Freud, Marie Curie, Isaac Newton, Mendeleev, entre outros.
Os alunos foram divididos em grupos e, assim, além de explicarem os experimentos, inclusive com demonstrações, fizeram explanações sobre os cientistas pesquisados aos outros alunos e visitantes, denotando grande empenho, o que contribui diretamente para o sucesso do evento.
Segundo a coordenadora da Escola Georgina, Rosana Lores, a Feira “destaca o protagonismo dos estudantes, reforçando a valorização de cada um deles”. A professora de Ciências, Maria Cláudia, explicou que durante a Feira os alunos ficam mais envolvidos com as disciplinas e mais dispostos a aprender, “e isso facilita a assimilação de conteúdos”, reforçou.
Para o professor de Matemática, Carlos Gabriel, a importância da Feira é ainda maior: “é uma oportunidade em que os alunos se esforçam para desmitificar boatos de que, como escola de periferia, a Georgina tem muitos alunos problemáticos”. Segundo ele, durante as exposições, os estudantes ‘vestem a camisa’ e mostram que a escola tem sim alunos competentes e comprometidos com a Educação.
Essa avaliação foi validada pelo professor de Física, Joeder Flores, que ainda acrescentou que a Feira aumenta a concentração, a organização e a motivação dos alunos, melhorando efetivamente a autoestima de cada um deles.
Erlon Vieira Barbosa, de 16 anos, que participa mais um ano da Feira, explicou que o evento o ajudou a escolher a profissão que ele pretende seguir carreira: “no ano passado eu fiz parte da disciplina de Física e descobri que quero cursar Engenharia Elétrica. Foi muito importante pra mim e, por isso, estou aqui, envolvido esse ano novamente”, explicou.
Jefferson Nunes Borges, também aluno do 2º ano, é outro estudante que encontrou na Feira de Ciências um norte para o futuro, “eu quero ser professor e a Feira me ajuda a praticar o compartilhamento de informações. É uma ótima experiência”, disse ele, que pretende cursar História depois que concluir o ensino médio.
A Feira de Ciências chega a sua 5ª edição preparada para os desafios dos próximos anos e deixa, com certeza, um ‘gostinho de quero mais’ nos estudantes, professores e visitantes. O evento conta com a participação efetiva de 7 professores das disciplinas supracitadas, mas envolve todo o corpo docente, direção e coordenação da escola.