Esta semana, o gerente da Associação Comercial e Industrial (ACIAT), Ber Galter, movimentou as redes sociais em Aparecida do Taboado depois de utilizar uma ferramenta do Facebook que permite recomendações sobre locais e empreendimentos.
O fato é que o objetivo principal das ‘pesquisas’ foi impulsionar o projeto ‘Compre do Pequeno’, idealizado pelo Sebrae, que visa identificar profissionais que se destacam em ramos específicos e atuam, muitas vezes, na informalidade para transformá-los em MEIs, ou seja, microempreendedores individuais.
O resultado das pesquisas rendeu farto material para o Sebrae, que passará a fazer visitas formais a estes profissionais a partir de 2019, explicando como funciona o MEI, quais os benefícios, custos e o que o Sebrae tem a oferecer com relação a cursos e palestras.
Segundo Ber, o resultado superou as expectativas e ainda fomentou a troca de informações, possibilitando, inclusive, que as pessoas fizessem networking (rede de contatos) através dos comentários, “foi muito bacana o feedback do pessoal. O intuito não era termos ganhador, mas incentivar aquele trabalhador informal a ter seu próprio negócio e investir nele”, disse Ber.
Nessa primeira etapa, o gerente da ACIAT optou pela categoria gêneros alimentícios que, segundo ele, envolve dezenas de profissionais atuando na informalidade no município. Foram 3 dias de pesquisas, que totalizaram 546 reações, 1.472 comentários e 6 compartilhamentos.
Para finalizar, Ber destacou que a partir de 2019 o atendimento do Sebrae, por meio da ACIAT, se dará em Aparecida do Taboado através de demandas, “então, caso algum empresário ou empreendedor tenha interesse em um curso ou palestra oferecido pelo Sebrae, basta procurar a Associação”, esclareceu.

