/

Governo ampliará promoção do turismo dentro e fora do Brasil com uma marca de identidade do Estado

2 minutos de leitura

      Campo Grande (MS) – Pensar o turismo dentro de uma visão de Estado, planejando ações de resultado a curto prazo com perspectivas de longo prazo; promover, fortalecer e diversificar os produtos regionais, trabalhando ao lado de um empresariado forte e unido. Estas e outras linhas básicas começam a ser implementadas pelo novo diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), turismólogo Bruno Wendling, 38 anos.

      “Precisamos ter efetividade, esta é a lógica do governo”, afirmou ele. “Vamos focar muita nas ações promocionais, identificando quais são os mercados prioritários para o nosso turismo; pensar no desenvolvimento e gerar resultados. Temos pouco tempo, o recurso é escasso e tem que ser muito bem aplicado. Não podemos errar, pulverizar estas ações. Nosso planejamento será alinhado ao trade turístico, com o qual teremos um diálogo permanente.”

      Este ordenamento das diretrizes do governo com o empresariado e também com a governança das regiões potencialmente turísticas do Estado, segundo Bruno Wendling, é indispensável para que a Fundtur desenvolva suas políticas de fomento atendendo aos anseios do setor, gerando e transformando ações concretas da gestão pública, onde uma das metas é a diversificação dos produtos turísticos. “Não se faz turismo sem o mercado”, observa.

Olhar de fora

      Com 18 anos de experiência na área, Bruno Wendling é o primeiro turismólogo a assumir a Fundtur. Especialista em ecoturismo, planejamento e interpretação em áreas naturais pela Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA), já trabalhou como técnico na fundação e foi consultor do Ministério do Turismo e do Instituto Marca Brasil (IMB). Também atuou na Barcelona Media Inovação Brasil, conceituada empresa de inovações e estratégias associadas ao turismo.

      Depois de atuar nas três esferas públicas, ao longo de sua carreira, Bruno afirma que assume o cargo com um olhar de fora para dentro mais apurado e ampliado, conhecendo a realidade do turismo local. “Fiquei mais crítico, ampliei horizontes e capacidade de análise, ao mesmo tempo em que valorizei mais o que temos, e afirmo que nosso Estado tem diferenciais que nenhum outro estado tem, que são as belezas naturais e a cultura pantaneira”, completou.

      O turismólogo considera fundamental os investimentos do governo estadual nos acessos rodoviários para integrar os polos turísticos, cuja logística, na sua avaliação, fomentará o turismo interno. “O governador (Reinaldo Azambuja) me disse que o sul-mato-grossense precisa conhecer seu Estado, isso é uma realidade de Brasil. Vamos trabalhar muito nisso, aproveitando a sazonalidade, a baixa temporada, criar o turismo de fim de semana”, propõe.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog