Lançado pelo Governo Municipal no mês de junho, o programa “Ver é Viver Taboado” está beneficiando pessoas de baixa renda que precisam usar óculos de grau.
Entre os beneficiados com o projeto estão prioritariamente crianças e adolescentes em idade escolar e também os idosos. É de amplo conhecimento a significativa incidência de problemas de visão da população brasileira. Sabe-se que problemas de visão contribuem para a evasão escolar, dificuldade de aprendizagem, desajuste individual no trabalho, grandes limitações na qualidade de vida com reflexos negativos na autoestima e no processo de inserção social.
Para a secretária Daiane Pupim, “a aquisição dos óculos de receituário servirá também para corrigir alterações como miopia (dificuldade de ver objetos a distância), hipermetropia (visão sem foco para objetos próximos), astigmatismo (falta de foco para longe e para perto) e catarata (visão embaçada), sendo esta última, presente na maioria dos casos de pacientes com mais de 60 anos”.
Além da entrega dos óculos de grau, o Governo Municipal através do “Projeto MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas” vem realizando na FESAT dezenas de cirurgias de catarata.