/

?Guardiões da Galáxia é campeã do Interclasse de Robótica da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado

4 minutos de leitura

      Com a vitória do time do 8º ano, Guardiões da Galáxia, a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado concluiu, no sábado (18/08), o 4º Torneio Interclasses, promovido anualmente pelas sete unidades da rede de escolas do Sesi no Estado como preparação para o Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), que reúne escolas da instituição em todo o País. Os mentores do time, os professores Luciana Cavalcante e Márcio Arcas, coordenaram, junto com toda a equipe pedagógica da escola, treinos diários, reuniões com a equipe e familiares, alinhamento do projeto de pesquisa, ensaios para as apresentações artísticas e grito de garra.

      A Academia de Dança de Santa Fé do Sul (SP) participou do evento com apresentações e também havia praça de alimentação, brinquedos para crianças e muita diversão nos Pits. A decoração foi feita pela equipe escolar com o tema Cowboys da Galáxia e, após a entrega das premiações, foi realizada a Festa da Amizade, com uma mesa de doces para os alunos, amigos e familiares. Também foi feita a apresentação do Robô confeccionado na escola. Os Pits, além da participação dos professores e alunos, os familiares se envolveram com muito empenho, dando ideias, colocando mesmo a mão na massa.

      “Aproveito para parabenizar toda equipe Sesi e estudantes pelo excelente trabalho desenvolvido, pelo entrosamento e entusiasmo em apresentar os seus projetos neste campeonato de robótica. Fiquei encantada com a organização, dinamismo, valores passados e a presença da família na escola”, disse Maria Margarida Matos, secretária municipal da Educação de Aparecida do Taboado e juíza de Core Values.

      “Parabéns a todas as equipes, fizeram um excelente trabalho. É muito lindo ver o empenho dos nossos jovens e a dedicação e responsabilidade de cada um. Na verdade, é uma competição, mas percebemos que uns torcem pelos os outros, não existe uma rivalidade, eles competem se divertindo e só querem o melhor para sua equipe e para a equipe adversária, isto que é fantástico neste evento, disse Dione Abade, mãe dos alunos Vinícius Assis do 9º ano e Victória Assis do 7º ano.

 

A competição

      No Interclasse, assim como no FLL, os alunos do Sesi foram avaliados enquanto realizavam quatro diferentes missões – uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas tarefas, como capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também foram avaliados na categoria Design do Robô.

      Os times utilizaram sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levaram tudo isso em consideração, além da estratégia e programação. Contou pontos, ainda, o Projeto de Pesquisa, com uma solução inovadora sobre o desafio da temporada da FLL. A solução foi apresentada para os outros competidores e o público visitante nos torneios e foi avaliada pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisaram mostrar que sabiam trabalhar em equipe.

      “Quando falamos em Sesi, estamos falando de escola inovadora e comprometida com a sociedade, onde a metodologia aplicada na robótica acrescenta ao indivíduo habilidades que fazem a diferença na vida futura, tanto sócio emocional, quanto profissional. Um laboratório que desenvolve o que o planeta tem de melhor, o ser humano. Os recursos tecnológicos estão todos aqui, é só aplicar”, disse a professora de Geografia e Empreendedorismo e mentora da equipe Guardiões da Galáxia, Luciana Cavalcante.

      “Sou da equipe Galáxia Estrelada e a robótica para mim é muito importante, ajudou a ter paciência para trabalhar em equipe, ter um olhar empreendedor, querendo crescer na vida. Eu amo o SESI, sempre quis estudar aqui, eu amo a robótica, aqui aprendemos a montar o robô, tem muita tecnologia”, completou Maria Clara Piva, do 6º ano.

      “Esse torneio foi mais que especial, durante meses estávamos nos preparando. Nosso projeto tem o foco na construção de uma estação meteorológica, e estudamos muito para realiza-lo. Nos esforçamos e também nos divertimos muito. Apesar da nossa equipe ter sido a vencedora e estou muito feliz por isto, podemos dizer que todos nós somos vencedores. Somos uma grande equipe”, finalizou Luiz Felipe Fratari, do 8º ano, e membro da Equipe Guardiões da Galáxia.

      Em Mato Grosso do Sul, as escolas do Sesi de Três Lagoas, Corumbá e Dourados promoveram o interclasse nos dias 8 e 9 de junho, 15 e 16 de junho e 29 e 30 de junho, respectivamente, enquanto as escolas de Campo Grande e Maracaju farão, em conjunto, na próxima sexta-feira (25/08) e a Escola do Sesi de Naviraí fará no dia 1º de setembro.

 

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo link http://www.fiems.com.br/noticias/guardioes-da-galaxia-e-campea-do-interclasse-de-robotica-da-escola-do-sesi-de-aparecida-do-taboado/26922

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog