O IBGE de Mato Grosso do Sul, por meio da sua Supervisão de Disseminação de Informações, vem a público esclarecer que são falsas as notícias que circulam nas redes sociais sobre a existência de um falso pesquisador do Instituto que, em vez de visitar domicílios para realizar pesquisas, cometeria furtos. Dessa forma, o IBGE reitera que tais informações são inverídicas e lamenta que essas notícias falsas (fake news) tenham influenciado as pessoas que receberam tais mensagens.
Além disso, ressaltamos que os pesquisadores do IBGE sempre portam: colete com a marca do órgão e o telefone geral de reclamações localizado no lado superior direito da vestimenta, equipamento eletrônico (dispositivo móvel de coleta) e crachá contendo nome, foto, CPF, número da identidade e matrícula do recenseador.
Assim, o instituto reforça a necessidade de que os cidadãos não compartilhem informações que possuam origem duvidosa ou que não sejam fidedignas. Em caso de dúvidas ou suspeitas, o IBGE/MS disponibiliza os seguintes telefones: 3320-4218/4270, além do nacional 0800-721-8181.
Elenice Cristaldo Cano
Supervisão de Disseminação de Informações – SDI/UE/MS