/

Inadimplência no comércio passa dos R$ 2 milhões

2 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – Levantamento feito pela Associação Comercial (ACIAT) no banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) demonstra o aumento da inadimplência no comércio aparecidense. A pesquisa feita apresentou o registro de 3.167 devedores. O montante das dívidas ativas ultrapassa os R$ 2 milhões, nos últimos cinco anos. 
    De acordo com a pesquisa, nesse período, ocorreram 4.667 ocorrências no SCPC. Sendo que 2.450 clientes contam com um registro; 650 clientes com 2 a 5 registros; 67 clientes com mais de 5 registros; e 1.474 ocorrências por cliente. 
    Segundo a listagem feita pela Associação Comercial, a maioria dos atrasos é proveniente das compras efetuadas no valor de R$ 500,00, que contam com 2.357 inadimplentes; seguidas pelo valor de mil reais, que contam com 946; no valor de R$ 100,00 são 506 pessoas; dois mil reais, 396 pessoas; R$ 50,00 são 313 pessoas; e acima de dois mil reais, 149 aparecidenses. 

2015/2016
    A inadimplência, ou seja, o número de brasileiros com contas em atraso e registros no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito, iniciou 2016 apresentando crescimento em todas as regiões, devido à aceleração da inflação que vem afetando o planejamento financeiro dos consumidores.
    Em Aparecida do Taboado, o número de registros de débitos no SPC de 1º de janeiro a 29 de fevereiro, aumentou em comparação ao mesmo período do ano passado, sendo que o comercio aparecidense deixou de lucrar R$ 101.386,45. 
    Segundo dados divulgados pela ACIAT, no ano de 2015, o montante da dívida ativa era de R$ 90.372,45; já no mesmo período deste ano ela chegou a R$ 191.758,90. 
    Para que o empresário previna essa situação, a Associação Comercial orienta que seja feita uma minuciosa análise de crédito antes de o lojista vender a prazo. “Atualmente, o empresário conta com várias ferramentas para evitar a inadimplência. Entre elas, o banco de dados do SCPC da ACIAT, que é de abrangência nacional e possibilita ao lojista uma completa análise de crédito antes da venda a prazo”, explica o Presidente da entidade, José Carlos Hipólito.
    Ainda de acordo com o presidente da ACIAT, a vantagem da utilização do banco do SCPC é que o associado tem acesso a um posto de dados na sede da entidade, facilitando o suporte e assistência, caso sejam necessários. Deste modo, o atendimento é mais ágil e sem riscos.
    O serviço de consulta ao SCPC é muito utilizado nas compras a prazo, na manutenção/atualização de cadastro, na fidelização de clientes e nas transações em que há necessidade de análise de crédito. As informações geradas pelo banco de dados proporcionam mais segurança na hora da venda e reduz o risco de inadimplência e fraudes.
    Quando o consumidor não quita o débito, o empresário faz o registro no SCPC. Posteriormente, o SCPC envia uma carta de aviso ao inadimplente, informando sobre o prazo de dez dias para a quitação do débito, antes da negativação do nome no banco de dados. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog