O município de Aparecida do Taboado comemora, no dia 28 de setembro, 77 anos de emancipação política. Para marcar a data, a administração municipal preparou uma ampla programação, que inclui a reinauguração da Quadra Municipal de Esportes Floriscena Laurinda de Castro, no dia 23 de setembro.
Palco de grandes jogos e responsável por revelar talentos do salonismo aparecidense, a quadra reacende a esperança de que o esporte local volte a conquistar espaço nos cenários estadual e nacional, como já ocorreu no passado.
Resgatando nossa história esportiva
Nossa história foi marcada por nomes de pessoas que eram apaixonadas pelo esporte em uma época que não havia recursos de natureza alguma para a realização daqueles sonhos. A família Pereira, com a vontade e firmeza do Osvaldo Pereira, irmão do futuro prefeito Silas Pereira com a criação do GRÊMIO ESPORTE CLUBE. A família doou o terreno para a construção do campo de futebol, hoje conhecido como Estádio Pereirão. Do outro lado figuras como Alceu Fabres de Queiroz, tio Bano, Tião Baiano, Arlindo Carvalho criaram o COMERCIAL, cujo campo se localizava onde hoje é a praça da Vila Barboza, em frente à rodoviária, isso na década de 50.
Relataremos muitas histórias, muitos feitos heroicos de atletas consagrados que vergavam aqueles uniformes com tanto orgulho, tanta raça. Alguns ainda entre nós como o goleiro Silvio Rocha, o zagueiro Ernesto, o meia Washington, conhecido como Salim, Zagueiro Jurandir, meia Lola, atacante Dalton, o famoso Capireca, ponta direita, além dos saudosos Zulu, Tazil, Helinho Bigode, Xande, Ferreirinha, Jamil, Jair Alemão, Arlindo Carvalho, Juquita, Garapa entre outros. Fatos interessantes, hilários, fenomenais não faltarão.
Pelo momento, vamos para o então futebol de salão, como era na época da inauguração da quadra Floriscena Laurinda de Castro pelo prefeito Geraldo Rodrigues de Almeida.
O início, antes da inauguração, foi a construção de uma quadra no terrão no colégio das Irmãs, quadra demarcada com cal. Foi o início. Na inauguração da quadra Floriscena, o então prefeito Almeida trouxe equipes do exército de Três Lagoas. Futebol de salão, vôlei e basquete.
Com a criação da CCE, diretores abnegados como Jara, Antônio Correia, Chaputum… atletas oriundos do futebol de campo se arriscaram no início, Ernesto, Tazil, Piçarra entre tantos outros, mas aí começou a surgir grandes nomes da quadra, Titico, Pastel, Djalma, Muguinho, Jair Alemão, Salim, Romualdo, Paulinho de Pereira, Mila, Tuta, Tainha, Robinho Baia entre tantos outros.
O primeiro campeonato realizado na Floriscena, em 1.971, foram campeã e vice. Equipe campeã: DEFELÊ, vice: OS METRALHAS. Confiram nas fotos.
METRALHAS: LOLA, … JAMIL, SOM, SALIM e CANHOTO.


