Inocência (MS) – Por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o município realizou, nesta segunda-feira (26), uma consulta pública para a implantação da Área de Proteção Ambiental (APA) no município, “Geralmente com área extensa, certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas”. As Áreas de Proteção Ambiental podem ser tanto terras públicas ou privadas.
E para falar sobre essa criação, a atual administração trouxe o biólogo e especialista em gestão de áreas naturais, Vagner Cristaldo, da empresa Consultoria em Engenharia, Meio Ambiente e Projetos Sociais, que explanou sobre a os benefícios futuros da nova área.
As unidades de conservação são criadas por ato do Poder Público. No entanto, a administração ainda não tem essa área. “A criação de uma unidade de conservação deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública que permitam identificar a localização e a dimensão”, citou o biólogo.
Área de Proteção Ambiental é uma categoria de unidade de conservação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), assim como os parques nacionais, reservas biológicas, reservas extrativistas e outras, porém, com características próprias.
“A área de proteção ambiental é geralmente com área extensa, certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas”, citou Cristaldo.
Os principais objetivos da APA são: proteger paisagens e belezas cênicas, proteger rios, nascentes e riachos, incentivar o uso equilibrado dos recursos naturais, estimularem o desenvolvimento regional, preservar as espécies animais e vegetais, destacou o secretário de Meio Ambiente, João Luiz.