/

Janela partidária termina hoje e a maioria dos vereadores já mudou de partido em Aparecida do Taboado

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Hoje (3) é o último dia para que os detentores do cargo de vereador possam mudar de partido, em justa causa, para concorrer a eleição majoritária ou proporcional marcada para outubro.

Em Aparecida do Taboado, 5 vereadores já aproveitaram a janela partidária e mudaram a bandeira, inclusive o presidente da Câmara, José Rodrigues de Matos (Zezão), que deixou a militância do PT – partido que defendeu por décadas – e migrou para o PP, onde está o atual prefeito, Robson Samara. Também foram para o PP os vereadores Andrey dos Reis, que acabou saindo do PSDB, e o ex-presidente Lolozinho, eleito pelo PSB.

Conforme apurou o Costa Leste News, o PP ainda pode ganhar mais um membro até à meia noite desta sexta-feira. O vereador Gilson de Barros deve sair do PSB, partido pelo qual foi eleito, e migrar para o PP ou MDB, “eu ainda estou definindo algumas questões, mas até meia noite eu decido. Pode ser que eu vá para o PP, mas também posso ir para o MDB”, disse ele, por telefone.

Quem também mudou de partido foi o vereador Walteir José de Oliveira (Véião), que deixou o PTB para se abrigar no PDT. A informação foi confirmada pelo líder da bancada pedetista na Câmara, Ronaldo Néris, que ainda acrescentou que Véião pode ser o pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Djalma Furquim, “nós estamos em conversação, mas há esta possibilidade”, afirmou Ronaldo. O Costa Leste News tentou entrar em contato com o vereador, mas não obteve resposta.

O vereador José Natan de Paula Dias também confirmou que aproveitou a janela partidária para sair do PSB e se alocar no Podemos, partido pelo qual é pré-candidato a prefeito e poderá disputar a eleição majoritária.

Já os vereadores Moysés Chama (MDB), Marcelo Fagundes (DEM) e Ronaldo Néris (PDT) continuam representando os partidos pelos quais se elegeram.

Calendário Eleitoral

Termina amanhã, dia 4 de abril, faltando 6 meses para o pleito municipal, o prazo para que todos os partidos políticos que pretendam participar das eleições de 2020 tenham obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

Também é a data até a qual os pretensos candidatos a cargo eletivo nas eleições de 2020 tenham domicílio eleitoral na circunscrição na qual desejam concorrer e estar com a filiação deferida pelo partido, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior.

Dia 4 de abril ainda é o prazo final até a qual o presidente da República, os governadores e os prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos caso pretendam concorrer a outros cargos.

Os servidores (as) e empregados (as) da Administração Pública Direta, Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, inclusive das fundações mantidas pelo poder público, que desejarem concorrer a cargo eletivo em eleições devem, em prazos variáveis consoante o cargo ocupado, afastar-se do exercício de seu cargo, com vencimentos e vantagens integrais até o dia seguinte ao da eleição. Terminado o prazo, ocorrerá a reassunção do servidor (a) efetivo na própria unidade de lotação.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog