A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), deu início ao ano letivo de 2022 com mais uma edição da Jornada Pedagógica, preparando professores, coordenadores, diretores e funcionários escolares para a volta às aulas, prevista para ocorrer nesta segunda-feira, 14 de fevereiro.
A SMECEL iniciou as atividades no dia 2 de fevereiro com a atribuição de salas e aulas dos professores e reunião com a Gestão Escolar.
Já no dia 7 teve início a “Jornada Pedagógica 2022”, objetivando incrementar as práticas pedagógicas dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com temas sobre a alfabetização e o ensino da matemática. As palestras foram ministradas pelos professores especialistas Onofre Louzada e Héber Fabiana.
No dia 9 foi feita a apresentação do Programa MS Alfabetiza, em parceria com o Governo do Estado, e nos dias 10 e 11 de fevereiro todos os profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino participaram da capacitação de Primeiros Socorros ministrada pelo 15° SGBM de Aparecida do Taboado.
A secretária de Educação, Ana Rita Paião Oliveira, que participou da abertura do evento dando boas vindas à equipe escolar, ainda destacou a importância da Jornada Pedagógica para a evolução e o bom funcionamento da Educação no Município.
O evento foi realizado no Centro Pedagógico e Cultural “Professor Agrício José Tolentino”, seguindo todas as recomendações de prevenção ao Covid-19.
Volta às aulas
Após consultar a Secretaria Municipal de Saúde, a SMECEL informou que as aulas com os estudantes da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2022 funcionarão da seguinte forma:
Educação Infantil:
– Bebês e crianças de 0 a 4 anos de idade – aulas remotas (por enquanto por 30 dias), devido essa faixa etária não ter sido contemplada na Campanha de Vacinação da Covid-19.
– Crianças com 5 anos (Infantil V) – aulas 100% presenciais.
Ensino Fundamental:
– Estudantes do 1° ao 5° anos – aulas 100% presenciais.
Entre os estudantes que terão aulas presenciais, as famílias podem optar pelo ensino remoto caso não queiram enviar os filhos à escola. No entanto, deverão se responsabilizar pela busca, realização e devolutiva das atividades impressas na unidade escolar onde as crianças estão matriculadas.