Aparecida do Taboado (MS) – Com uma orla de 8km na área que foi represada para suprir a usina hidrelétrica de Ilha Solteira, Aparecida do Taboado concentra lindas praias de água doce, que são excelentes opções para se refrescar durante as altas temperaturas que o município registra no Verão.
No entanto, a falta de educação de muitos banhistas tem provocado a indignação em alguns empresários de empreendimentos turísticos à beira do rio. “O lixo deixado pelos usuários prejudica não só o meio ambiente, mas ainda invade propriedades particulares e isso é revoltante”, disse o dono de uma das pousadas, que preferiu não ser identificado para evitar retaliações.
A informação é de que o rastro de lixo é intenso num trecho entre um condomínio particular e um restaurante desativado, onde tem se concentrado grande número de aparecidenses e turistas, principalmente aos finais de semana.
Os denunciantes cobram uma postura dos responsáveis e esperam mais conscientização ambiental por parte dos banhistas, que poderiam recolher o lixo produzido e dar destinação final apropriada, mantendo a orla do Rio Paraná sempre limpa.
Turismo
As praias de água doce de Aparecida do Taboado são importantes atrativos turísticos do município. Segundo o secretário municipal de Administração, Jary Augusto Silva, são mais de 400 ranchos na orla do Rio Paraná que durante os feriados prolongados ficam lotados.
Bacharel em Turismo, ele ressalta os atrativos naturais do município, que divide com apenas outros dois no País (SP e MG) a origem do Rio Paraná. “Temos um pontal do Rio Grande e Paranaíba na divisa do município que, junto com esses dois estados, se encontram para formação do Rio Paraná”, explica.
Além dos atrativos naturais, Aparecida do Taboado conta ainda com pousadas e restaurantes na beira da orla.