Aparecida do Taboado (MS) – As eleições 2020 ocorrem em cenário diferente devido à pandemia de Covid-19. As datas foram alteradas e os protocolos sanitários acionados pela Justiça Eleitoral. Tradicionalmente marcado para outubro, o pleito deste ano acontecerá no dia 15 de novembro. Para permitir que os eleitores votem com segurança, serão necessários outros itens além da documentação exigida, como máscara e caneta própria.
Nos dias da eleição, os locais de votação estarão organizados de acordo com as orientações do Plano de Segurança Sanitária das Eleições 2020, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e com consultoria da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.
De acordo com o TSE, haverá distanciamento mínimo nas filas, álcool em gel nas sessões, proteção para mesários e horário estendido para o voto, das 7h às 17h, sendo as primeiras três horas com preferência, embora não exclusividade, para idosos com mais de 60 anos.
Para os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, a via digital do título disponibilizada no aplicativo e-Título poderá substituir o documento de papel. Já para quem não tem a biometria, ainda será necessário levar um documento oficial com foto.
Por conta do risco de contaminação com o novo coronavírus, será obrigatório o uso de máscara ou de viseira de proteção. O eleitor pode optar por usar os dois itens ou apenas um, o que não pode é comparecer ao local de votação sem portar nenhum deles. Caso haja alguma tentativa forçada de votar sem máscara, o chefe da seção eleitoral pode chamar a Polícia Militar.
Neste ano, a biometria não estará disponível. Segundo o TER-MS, esse modelo de identificação poderia gerar demora e aglomeração nos locais de votação. Além disso, o álcool em gel pode acabar atrapalhando a leitura biométrica. O eleitor, então, terá que assinar o caderno de votação. Para isso, a orientação da Justiça Eleitoral é que cada um leve a própria caneta para evitar o compartilhamento do objeto. Caso não possua, ele poderá utilizar alguma disponibilizada pelo mesário, mas terá que higienizar as mãos e o item com o álcool gel antes e depois do uso.