Mato Grosso do Sul registrou nesta terça-feira (21) a sexta morte por covid-19. A vítima é um homem de 87 anos, morador de Três Lagoas, que tinha duas doenças pré existentes, diabetes e hipertensão.
Ele estava entre os casos já confirmados no município. O idoso estava internado e entubado e morreu nesta manhã. A vítima não tinha histórico de viagem e nem de contato com caso positivo.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de Saúde, já foram confirmadas no estado 173 casos, dois a mais que os 171 registrados na segunda-feira. Estão em investigação outros 45 casos.
Dos casos novos, um é em Chapadão do Sul. O de um homem, de 89 anos, que teve contato com pessoa doente e que está em isolamento domiciliar.
O outro é de Campo Grande. O de uma mulher de 31 anos, que teve contato com caso confirmado e também está em isolamento domiciliar.
Com os novos registros, Campo Grande chega a 90 casos de covid-19. Depois da capital o maior número de casos no estado é de Três Lagoas, com 18. Na sequência aparecem na relação de casos: Nova Andradina, Dourados e Sonora, com 11; Chapadão do Sul, com 9; Batayporã, com 6; Paranaíba, Corumbá e Mundo Novo, com 2; Alcinópolis, Naviraí, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Selvíria, Ladário, Paraíso das Águas, Coxim e Bataguassu com 1 cada.
No total, 21 municípios tem casos em Mato Grosso do Sul.
A SES divulgou nesta terça-feira também a incidência da doença, levando em conta o número de casos e a população do município por 100 mil pessoas. Neste cálculo, o município com maior incidência do estado é Sonora, com 57,1, seguido por Batayporã, com 53 e Chapadão do Sul, com 35,7.
Dos 173 casos no estado, 70 pessoas concluíram a quarentena e estão sem sintomas da doença. Outras 60 pessoas estão em isolamento domiciliar. Internadas em hospitais estão 21 pessoas, das quais 11 em instituições públicas, sendo 3 em UTIs, e 10 em hospitais particulares, sendo 6 em UTIs. Um grupo de 16 pessoas recebeu alta hospitalar e foram registrados 6 mortes.
Testes
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou nesta manhã que na próxima semana deve começar a realizar exames utilizando o sistema Drive-Thru em Dourados – na segunda, quarta e sexta-feira – e em Três Lagoas, na terça e quinta-feira.
Em Dourados, o Drive-Thru vai ser no Corpo de Bombeiros, na avenida Presidente Vargas e em Três Lagoas a SES ainda estuda em qual local implantar o sistema, mas também deve ser na unidade dos bombeiros do município. Para atendar a demanda dessas novas unidades, Resende disse que o governo vai comprar mais testes.