Aparecida do Taboado (MS) – O MDB se reuniu nesta sexta-feira (17), pela primeira vez em 2020, e confirmou o nome de Sirlei Melo como pré-candidata à prefeita pelo partido nas eleições desse ano. Ainda na reunião, Sirlei recebeu o apoio e o incentivo do marido, ex-prefeito Vilson Melo, que além de médico é uma das lideranças políticas mais importantes e respeitadas do município.
O anúncio foi feito pelo presidente do Diretório Municipal do MDB, Antônio Carvalho, que listou a história política de Sirlei, enfatizando que ela acumula conhecimento suficiente para assumir ‘as rédeas’ da Prefeitura, “Sirlei já foi secretária de Administração, secretária de Saúde e vereadora. Conhece como ninguém o funcionamento do Poder Público e vai poder contribuir positivamente para que retiremos Aparecida do Taboado dessa situação de caos que ela se encontra. Capacidade tem de sobra”, afirmou ele.
O vereador Moysés Chama, líder da bancada do MDB na Câmara, ainda acrescentou que além de saber liderar, “Sirlei arregaça as mangas e coloca as mãos na massa”. Segundo ele, a ex-vereadora tem projetos, conhecimento de causa e muita força de vontade para fazer a diferença e tornar Aparecida do Taboado uma cidade cada vez melhor.
Apesar de inúmeros elogios, Sirlei não se envaideceu e afirmou que colocou seu nome à disposição do partido com um único objetivo: trabalhar pelas pessoas. “Eu estou aqui há mais de 41 anos e vejo todos os dias minha família levantar cedo e dar o suor por Aparecida do Taboado. Foi essa cidade que escolhemos para viver, criar nossos filhos, constituir nossa família e esse amor pela cidade nos move e nos incentiva a lutar para ver o município recuperar uma condição que hoje é lastimável, mas que já foi de muito orgulho para nós todos, aparecidenses. É esse amor por Aparecida do Taboado que me levou a lutar pelo apoio da minha família e a colocar meu nome à disposição do meu partido”, explicou.
Sirlei ainda falou que há nomes dentro da conjuntura estadual e federal que envergonham o partido, mas ressaltou que a honradez com que o MDB e seus membros sempre atuaram em Aparecida do Taboado é maior que os escândalos alheios.
Ela ainda fez questão de afirmar que vai buscar nas ruas, através do diálogo com a comunidade, o apoio necessário para fortalecer sua pré-candidatura e firmar seu nome na disputa eleitoral desse ano.
Se a candidatura dela se confirmar na convenção municipal do partido, Sirlei será a primeira mulher a disputar uma eleição encabeçando chapa majoritária em Aparecida do Taboado. Além disso, ela ainda sustenta o título de primeira – e até agora única – mulher a presidir a Casa de Leis do município, na 14º Legislatura (2001/2002).
Último Pleito
Nas eleições municipais de 2016, Sirlei Melo sinalizou candidatura à prefeita, mas, segundo ela, por falta de apoio da família, optou por não levar a ideia adiante, vindo, mais tarde, a apoiar a chapa encabeçada pelo atual prefeito, Robson Samara, hoje um dos seus principais adversários políticos. Sobre o episódio, Sirlei garante “que não vai se repetir” porque, segundo ela, agora conta com o apoio e o incentivo da família, além dos correligionários do partido.
Pré-candidatos
Sirlei Melo (MDB) é o segundo nome confirmado à pré-candidatura a prefeito (a). O primeiro partido a apontar um nome foi o PTB, que apresentou o ex-vereador Rodrigo Chapéu como pré-candidato durante reunião realizada em julho de 2019.
Os nomes de Djalma Furquim, André Alves Ferreira e Luiz Carlos Pereira Vieira também figuram como potenciais pré-candidatos. Em dezembro, durante entrevista à Rádio Cultura FM, o atual prefeito, Robson Samara, também confirmou que seu grupo não ficará de fora da corrida eleitoral e apresentaria, este ano, um nome para concorrer ao cargo de maior escalão do Poder Público.
Até o dia 20 de julho, quando começam as convenções partidárias, outros nomes deverão surgir, acirrando a disputa eleitoral.