/

?Meta é vacinar 4,8 mil pessoas contra a gripe H1N1 neste sábado em Aparecida do Taboado

5 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Acontece amanhã (10), em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da influenza H1N1 e Aparecida do Taboado se prepara para vacinar 4.800 pessoas. O ‘Dia D’ vai colocar todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) em atendimento, das 7h às 16h (MS).

      A imunização começou no dia 23 de abril atendendo ao grupo prioritário, formado por gestantes, crianças de seis meses a cinco anos, puérperas, profissionais de saúde e professores ativos. A partir deste sábado (12), a vacinação será estendida para a população com idade acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas. Para os demais grupos, a campanha estará disponível apenas no dia 21 de maio.

      Apesar de o município não registrar nenhum caso da doença, a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é a baixa procura pela imunização. Segundo o secretário Márcio Galdino, apenas pouco mais de 10% das pessoas que integram os grupos prioritários procuraram os postos de vacinação.

      O fato é que na região onde o município está localizado, Três Lagoas e Santa Fé do Sul registram casos da doença. Inclusive a última, no Estado de São Paulo, vive um surto do vírus com 21 casos diagnosticados, outros 2 sendo investigados e o registro da morte de um jovem de 27 anos divulgado nesta segunda-feira (7).

      Márcio pede para que os aparecidenses que integram os grupos prioritários tomem a vacina, “é importante que as pessoas tomem consciência e procurem os postos de vacinação porque o vírus evoluiu e está sendo denominado H3N2”, disse. O secretário também explica que está sendo preconizado o grupo prioritário por orientação do Ministério da Saúde, “infelizmente, apesar da procura de cidadãos que não atendem as exigências, a Secretaria Municipal de Saúde não pode administrar a vacina antes de fechar o ciclo, pois a dosagem é administrada pelo Governo Federal, que fiscaliza o trabalho. Mas logo será aberta para todo mundo”, esclareceu.

      De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mirian Regina Julio, para vacinar o cidadão deve apresentar o cartão de vacina; cartão do SUS e o cartão da unidade de saúde.

 

REGIÃO

      Em Inocência, nenhum caso da doença foi registrado. No ‘Dia D’ a meta é vacinar 1.927 pessoas e o atendimento será feito das 7h às 16h (MS) na ESF Abadio Garcia Leal. No dia 10, a Secretaria de Saúde esteve no Distrito de São Pedro levando as doses da vacina para a população dessa área.

      Já em Selvíria, a equipe de Saúde busca imunizar 1.800 pessoas no total, com a meta de atingir 700 no sábado. Os ESFs I (central) e II (Véstia) também farão o mesmo horário de atendimento.

      Em todos os municípios, além da imunização contra o vírus H1N1, H3N2 e influenza B Yamagata, também será feita a atualização da caderneta de vacinação. É imprescindível a apresentação dos documentos de identificação com foto, cartão de vacina e cartão da unidade de saúde.

      Estudos comprovam que a vacinação contra gripe é capaz de reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, diminuir de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza. Para saber mais, visite nossa página no www.costalestenews.com.br.

 

GRIPE: TIRE SUAS DÚVIDAS

 

Por que me vacinar?

      A vacina contra gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Segura, ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

 

Quem tem prioridade?

      Estão no grupo prioritário quem tem 60 anos de idade ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui jovens em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde conta mais de 54 milhões de brasileiros nessas situações.

 

E as pessoas com condições clínicas especiais?

      Assim como as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, também devem se vacinar, porém com apresentação de prescrição médica no ato da vacinação. Aqueles pacientes que forem cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

 

Como será o Dia D?

      A mobilização nacional, em 12 de maio, abrirá 65 mil postos de vacinação espalhados pelo País. Mais de duzentas mil pessoas estarão envolvidas, seja nas unidades de rotina ou nas volantes.

 

Dicas para prevenção

      O vírus influenza é transmitido pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos e nariz. Cuidados simples ajudam na prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog