Tempo seco deve se agravar em Mato Grosso do Sul durante a semana e umidade relativa do ar pode chegar a 12% na quarta-feira (13), índice considerado estado de alerta e prejudicial a saúde. Calor também deve ser intenso, com temperaturas de até 36°C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), movimento descendente de ar frio e quente inibe a formação de nuvens, fazendo com que ocorra calor à tarde e temperaturas amenas à noite.
Previsão é que a partir de quinta-feira este sistema de alta pressão se desloque para o oceano Atlântico, aumentando a nebulosidade e podendo chover nos municípios da região sul. Apesar disso, umidade deve continuar abaixo de 30%.
Inmet fez alerta para o perigo da baixa umidade e recomenda que a população suprima exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evite aglomerações em ambientes fechados, uso soro fisiológico nos olhos e narinas, umidifique ambientes com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água, permaneça em locais protegidos do sol e consumam bastante água.
Amanhã, Campo Grande deve ter temperaturas entre 18°C e 32°C, com sol entre poucas nuvens.
Maiores temperaturas estão previstas para o norte e nordeste, onde Chapadão do Sul e Costa Rica devem ter máxima de 36°C e mínima de 19°C, com sol e névoa seca. Já em Amambai, no sul, temperaturas oscilam entre 17°C e 33°C, com céu nublado.