Um dos principais artistas do Mato Grosso do Sul, o multi-instrumentista Marcos Assunção, estará no município, nesta sexta-feira 13 de maio, com sua turnê intitulada “Viola para o Mundo”, sendo a I Mostra Musical de Aparecida do Taboado.
“O projeto que envolve concertos de músicas autorais, lançamentos de livros de sua autoria “Viola Brasileira Volume I, II e III” e realização de curso on-line, passando pelas cidades de Coxim, Chapadão do Sul, Aquidauana, Nova Andradina, Corumbá, Paranaíba, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas e Campo Grande. Agora em Aparecida do Taboado, a apresentação será a partir das 19:30 no Centro Cultural de Pedagógico “Professor Agrício José Tolentino”, com viola caipira, violão, guitarras e bambolim.”, disse o diretor de Cultura Pedro Tenório.
Multi-instrumentista e compositor, Marcos Assunção é campo-grandense e nasceu em 1977. Aos 7 anos começou a tocar na banda marcial da escola e aos 13 iniciou seus estudos com violão e guitarra. O encontro com a viola caipira foi por influência de seu avô Duarte Assunção, motivo pelo qual adotou o sobrenome artístico em homenagem a ele. Jazz, Choro, Bossa Nova, Erudita, Caipira e Regional são suas principais influências musicais. É graduado em música pela UFMS e tem pós-graduação em Educação Musical.
O músico já dividiu palco com grandes nomes, como Gary Willis (USA), banda espanhola nipônica ST Fusion (Espanha), Arthur Maia, Roberto Correia e Ivan Vilela. Recebeu o Prêmio Nacional do Projeto Pixinguinha e Prêmio Produção (Funarte) ao lado do violeiro Gabriel Sater. Lançou seu primeiro CD no ano de 2009, chamado Tô Chegando e em 2011 gravou seu segundo intitulado Eu, Viola e Eles. Já esteve no Chile e Espanha, destacando-se no Festival na Universidad de Antofagasta, Festival Tensamba em Madri e Barcelona, Festival de Jazz em La Laguna – Tenerife Norte e no II Ciclo de Guitarras nas Ilhas Canárias, em Gran Canária. Foi convidado para participar do Brazilian Songbook Internation, pela Funarte, além de ter participado do programa “Revoredo” da USP (Universidade de São Paulo). Ele criou através da Luthier Gustavo Crespe, um instrumento singular no qual fez a união da viola brasileira e o violão sete cordas inspirado nos modelos de guitarras double neck.
Oficina de Música
Neste Sábado (14/05), na Sala de Cultura “Eleonora Camargo de Queiroz”, acontecerá a Oficina de Música Gratuita, onde será ensinado modo de tocar viola no estado do MS, harmonia e improvisação aplicada ao Jazz e a Música Popular Brasileira.
A Oficina será gratuita e terá certificado de 3 horas de carga horária.
As inscrições são realizadas através do número (67) 98172-1690.