Aparecida do Taboado (MS) – Policiais Militares Ambientais apreenderam na noite de quarta-feira (24), uma carreta carregada de madeira que transportava madeira com nota fiscal irregular. O trator Volvo, com uma carreta acoplada tinha placa de Sinop-MT e se deslocava para a cidade de São Paulo-SP.
Após denúnicia, a PMA se deslocou até o Posto Fiscal e verificou que o condutor do veículo transportava madeira nativa serrada e tentava pasar a carga com uma nota fiscal já utilizada para outra carga já transportada. Ao entrar no sistema de controle de produtos florestais, os policiais constatou que a madereira proprietária da carga havia alterado a data do Documento de Origem Florestal (GF), do dia 17 para o dia 27 de março.
De acordo com a Polícia Militar, o ato é crime ambiental, pois cada carga deve possuir seu documento. O Documento de Origem Florestal (DOF), que o estado de Mato Grosso usa como Guia Florestal (GF), é o documento ambiental para o transporte, beneficiamento e armazenamento de qualquer produto florestal, e sua falta ou irregularidade, se caracteriza como crime ambiental. A carreta carregava 32,22 m³ de madeira.
Os policiais apreenderam o veículo e a carga. Já o motorista e responsável pela carga foi autuado em R$ 9.666,00 e conduzidon até a delegacia de Polícia Civil. O infrator e os responsáveis também responderão por crime ambiental. A pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção.

