No segundo trimestre de 2016, Mato Grosso do Sul atingiu o maior percentual do país de pessoas empregadas. A taxa de ocupação somou 61,1%, com aumento de 1,3% em relação aos primeiros três meses do ano, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O Estado também se destaca por ter a segunda menor taxa de desemprego entre as capitais analisadas. Enquanto que todas as regiões apresentaram aumento no índice, MS teve redução e terminou o segundo trimestre em 7%, perdendo apenas para Santa Catarina com 6,7%.
Claramente, os números do IBGE mostram uma recuperação no mercado de trabalho estadual. Os dados ainda revelem que, os serviços domésticos e a indústria foram os setores que mais empregaram no período.
O número de trabalhadores domésticos cresceu 15,7% no segundo trimestre comparado ao primeiro. Mas, em comparação ao mesmo período de 2015 os números são maiores e a alta chega a 27,7%.
Em relação a indústria, o crescimento de empregados cresceu 13,3% este ano, de um trimestre para o outro, porém é 1,5% menor que no segundo trimestre do ano passado.
A pesquisa do IBGE mostra ainda, que entre todos os segmentos de empregadores, apenas a indústria aumentou o valor pago ao trabalhador, que passou de R$ 1.655 para R$ 1.773 este ano.
Apesar das empregadas domésticas terem aumentado no trimestre, o rendimento médio caiu 14%.
Mais Recente de Blog
A programação do Natal Luz 2025 em Paranaíba entra em seu momento mais aguardado nesta sexta-feira,
Aparecida do Taboado (MS) – Está em busca de uma oportunidade de emprego? O Costa Leste
A Câmara Municipal de Aparecida do Taboado realizou, na noite de quarta-feira (17), a cerimônia de
O Executivo Municipal marcou presença no encerramento do projeto “Câmara Vai à Escola”, realizado no dia

